Esportes

Montes-clarense briga por nova medalha no karate

Emilly Rafaella representa Minas na 38ª Copa do Brasil, em São Paulo

Adriana Queiroz
Publicado em 28/07/2022 às 23:46.
Emilly Rafaella tem 15 anos e há cinco descobriu a modalidade; persistência e dedicação são o segredo dela para conquistar campeonatos (Arquivo Pessoal)

Emilly Rafaella tem 15 anos e há cinco descobriu a modalidade; persistência e dedicação são o segredo dela para conquistar campeonatos (Arquivo Pessoal)

Além de ser conhecida como a “cidade da arte e da cultura”, Montes Claros se destaca em competições esportivas no Brasil e no mundo. Uma das atletas que podem reforçar a boa fama da cidade é Emilly Rafaella Costa Teófilo, de 15 anos. Com a equipe de Dojo Shobukai, comandada pelo Sensei Marco Aurélio, ela participa em São Paulo da 38ª Copa do Brasil de Karate do Goju Ryu IKGA, “Troféu Hanshi Ryuzo Watanabe”, em Osasco. Vai representar Montes Claros e Minas.

Emilly conquistou as faixas amarela (2016) e laranja (2018) e, neste ano, a medalha da primeira Copa Sudeste Karate do Goju-Ryu IKGA Brasil. Também faturou ouro no comitê e outra no Kata, na primeira Copa Sudeste, para orgulho dos pais Cleia e Odilon Teófilo. 

“Temos muito orgulho da filha que ela é e está se tornando. Acreditamos no potencial dela e vê-la hoje no campeonato Sudeste, levando o nome da nossa cidade Brasil afora, só reforça o espelho de sua dedicação e o quanto estamos orgulhosos dela. Filha, você vai longe... brilha, minha menina!”, diz Odilon.

Estudante da rede pública, Emilly é carateca há cinco anos. Tudo se iniciou com o Sensei Edilson Pinheiro.

Sobre o maior sonho, a jovem diz que é conquistar a Copa do Brasil de Karate do Goju Ryu IKGA e fazer parte da equipe brasileira para representar o país na Olimpíada. Para tanto, ela precisa de patrocínios para custear as despesas com os campeonatos. “Quero conquistar a faixa preta e fazer parte da equipe brasileira de karate, esse é meu próximo passo”, planeja.

Para as meninas que sonham em praticar essa arte marcial, ela dá um conselho. “Nem sempre é fácil. É preciso ter disciplina, força de vontade, persistência, apoio da família para conseguir vencer os desafios. E claro, Deus em primeiro lugar para conseguir transformar o sonho em realidade”.

O Sensei Edilson Pinheiro destaca o potencial de Emilly. “A atleta iniciou-se no Katatê-do há aproximadamente cinco anos e com o passar do tempo obteve grande evolução, pois é disciplinada e aplicada no que faz. Tem facilidade para aprender as técnicas que lhe são apresentadas e vem se destacando nas lutas, pois tem um chute muito potente e certeiro”, diz. Segundo ele, a jovem vem surpreendendo com a performance na modalidade de “Kata”. 

“A atleta disputou nesse ano a Copa Sudeste de Karate, onde conquistou duas medalhas de primeiro lugar, sendo uma no ‘Kumitê’ e outra no ‘Kata’. Com esses feitos, ela conquistou vaga para disputar a Copa do Brasil de Karate”, resume. Ele fez questão de parabenizar a jovem. “Os professores/Senseis da equipe do Dojo Shobukai estão orgulhosos do seu desempenho. Continue dedicando-se que você conquistará grandes vitórias!”, afirma o Sensei Edilson Pinheiro, faixa preta e bacharel em Educação Física.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por