O professor Vanderley Barbosa Coelho, o popular Vandão, da secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, representando a Prefeitura, e Joelson Melo Alves, representando a sociedade civil, estão entre os 90 delegados de Minas Gerais que defenderão os interesses do Estado na etapa final da III Conferência Nacional do Esporte. O evento será realizado entre os dias 3 e 6 de junho, em Brasília-DF, com a participação de 1.005 delegados de todo o País, sendo 325 apenas do Sudeste. Os representantes de Montes Claros e do Norte de Minas foram eleitos durante a III Conferência do Esporte Mineiro, de 5 a 7 de maio, no Minascentro, em Belo Horizonte, inclusive com a presença de representantes da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
Segundo o professor Wandão Barbosa, que integra o Grupo 5 das linhas estratégicas “Financiamento do Esporte e Esporte e Economia”, o debate foi muito proveitoso e a região conseguiu aglutinar algumas idéias às propostas que o Estado vai levar para a etapa nacional. Na Capital Federal, espera que as propostas avancem para que o país e suas unidades federativas tornem-se verdadeiras potências no esporte. O fortalecimento dos conselhos municipais de esporte, a ampliação do financiamento para o setor e a valorização do professor e do esporte na escola pública foram algumas propostas discutidas na plenária final da III Conferência do Esporte Mineiro, promovida pela Secretaria de Estado de Esportes e Juventude, em parceria com a ALMG e várias entidades.
Além de votar propostas para os planos nacional e estadual do esporte e lazer, a Conferência Mineira aprovou, por aclamação, moção de apoio à criação de uma comissão permanente de educação física, esporte, pára-desporto e lazer na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Foi defendido, ainda, que o poder público aproveite o cenário favorável de realização da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016 no país para posicionar o Brasil entre as 10 potências olímpicas e esportivas mundiais.
“A força do esporte transforma a realidade” é o tema do evento, que teve o objetivo de sugerir diretrizes, compromissos, indicadores e metas para o desenvolvimento do esporte e do lazer em Minas e no país.
A Conferência Estadual mobilizou cerca de 1.200 delegados da capital e do interior, que estiveram reunidos no Minascentro. Já a etapa municipal em Montes Claros foi realizada entre os dias 8 e 9 de abril, no auditório do Centro de Ciências Biológicas e Saúde da Unimontes, com a participação do secretário municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Toninho da Cowan), do secretário-adjunto Jaime Tolentino e de de vários segmentos da sociedade civil organizada, poder público, setor produtivo, clubes, ligas esportivas, profissionais, atletas e estudiosos, entre outros.
LINHAS ESTRATÉGICAS
São 10 as linhas estratégicas da 3ª Conferência do Esporte Mineiro, que foram discutidas em cinco grupos de trabalho: Grupo 1 (Sistema Nacional de Esporte e Lazer e Ciência, Tecnologia e Inovação); Grupo 2 (Formação e Valorização Profissional e Infra-estrutura Esportiva); Grupo 3 (Esporte, Lazer e Educação e Esporte, Saúde e Qualidade de Vida); Grupo 4 (Esporte de Alto Rendimento e Futebol); Grupo 5 (Financiamento do Esporte e Esporte e Economia).
