As equipes de basquete masculino, handebol feminino, handebol masculino, vôlei feminino, todos campeões da fase regional em Montes Claros do Minas Olímpica/Jimi - Jogos do Interior de Minas, além do time de futsal feminino, que mesmo sendo vice-campeão da etapa, garantiram vaga para a terceira e última fase do Jimi, em Uberlândia no mês de outubro.
O time de basquete masculino venceu os quatro jogos. Na estreia o time comandado pelo técnico Rogério Santana derrotou Três Marias por 135 a 42, depois ganhou de Curvelo 128 x 51, em seguida derrotou Várzea da Palma 120 x 58 e no último jogo passou por Janáuba por 90 x 61. O armador Helinho de Montes Claros além de ter sido o destaque da fase foi o cestinha da etapa com 120 pontos em quatro jogos, média de 30 pontos por partida.
A equipe de handebol feminino de Moc, dirigida pela treinadora Francis Almeida, conquistou o título da fase e garantiu vaga para a terceira última fase. Venceu Martinho Campos 33 x 23, depois ganhou de Bocaiúva de 36 x 18, passou por Janaúba por 41 x 12 e no último jogo derrotou Pompeu por 29 x 18.
O time de handebol masculino também fez bonito e mais uma sagrou-se campeão da fase regional. Os comandados do técnico Marcelo Nagem foi campeão invicto. Na estreia derrotou Martinho Campos por 41 x 26, na segunda partida venceu Diamantina por 38 x 29, depois venceu Bocaiúva 48 x 30 e na decisão Pompéu por 39 x 26.
A equipe de vôlei feminino de Montes Claros, que tem no comando o técnico Reginaldo Júnior, também assegurou a classificação para a terceira e última fase do Minas Olímpica/Jimi. A equipe conquistou o título da fase. Passou por Curvelo por 3 x 0, depois venceu Diamantina por 3 x 1 e em seguida ganhou de Porteirinha por 3 x 1.
No futsal feminino, o time de Rodrigo Bezerra venceu quatro partidas e perdeu uma. Venceu Corinto por 10 x 2, depois por Diamantina por 5 x 2, em seguida venceu Francisco Sá por w x 0, e goleou Serro por 10 x 0, a derrota veio contra Várzea da Palma por 2 x 1. Mesmo terminando em segundo lugar garantiu vaga para a terceira fase devido Várzea da Palma ter sido vice-campeão geral em 2008, que já estava garantido na fase final.
A equipe de futsal masculino de Montes Claros do técnico Gezinho após empatar no tempo normal 3 x 3, e na prorrogação em 0 x 0, perdeu a decisão nos pênaltis por 4 x 2 e mais uma vez não consegue a vaga para a terceira fase. Outra equipe que não conseguiu a classificação foi o time de vôlei masculino do técnico Janilson Miranda. A equipe venceu Bocaiúva por 3 x 0, depois derrotou Três Marias por 3 x 0, Na seqüência, perdeu para Várzea da Palma por 3 x 2 e por Janaúba por 3 x 0, terminando em terceiro lugar da fase.
A competição contou com a participação de 16 cidades, com mais de 500 atletas, que disputaram quatro modalidades. O campeão geral da etapa regional foi Montes Claros com quatro títulos.
O Minas Olímpica/Jimi é uma das mais importantes competições do estado, promovida pelo Governo de Minas Gerais, através da Secretaria do Estado de Esportes e Juventude, teve a parceria da prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer.
