ESPORTE

MOC se prepara para a 10ª Olimpíada da Diversidade

Atletas LGBTQIA+ podem ser inscrever até o dia 15 de agosto. Evento é gratuito.

Larissa Durães
Publicado em 04/08/2023 às 19:30.
Evento tem como objetivo levantar a causa da diversidade por meio da prática esportiva (Divulgação)

Evento tem como objetivo levantar a causa da diversidade por meio da prática esportiva (Divulgação)

Seguem abertas as inscrições para os interessados em participar da 10ª edição da Olimpíada da Diversidade, em Montes Claros; que será realizada no dia 20 de agosto. Desde 2005, o evento se destaca como uma ação para diminuir o preconceito contra a comunidade LGBTQIA+ na cidade e região. Edição de 2023 traz a novidade da categoria “Dança Livre” e interessados devem ter acima dos 15 anos de idade.

A Secretária geral do Movimento LGBTQIA+ dos Gerais (MGG) e uma das organizadoras, Helaine D Ventura, informa que a olimpíada foi criada pelo ex-presidente fundador do MGG Hugo Alexandre Silva e o ex-diretor Waldik Faria para promover a integração e socialização do público LGBTQIA+, estimulando a prática esportiva e respeito a diversidade.

“As duas últimas edições da olimpíada foram mais inclusivas, porque teve uma maior participação tanto do público LGBTQI+ quanto do público hétero”, destaca a secretária. Helaine ainda informa que no início as pessoas tinham receios sobre o evento, porque era colocado como Olimpíadas LGBT, “mas entendemos que é importante colocar da diversidade exatamente por ser inclusiva”, ressalta.

Desde seu surgimento, as olimpíadas, tal qual conhecemos popularmente, foram criadas excluindo uma parcela da população, como negros, mulheres e pessoas LGBTQIA+. Somente em 1900, em Paris, que ocorreu de forma limitada no tênis e golfe, e sem direito a medalhas, a participação feminina, recebendo somente certificado de participação.

A participação de atletas negros ocorreu no ano de 1904, quando em Saint Louis dois sul-africanos que estavam na cidade para uma exposição sobre a guerra na Cidade do Cabo foram colocados para correr a maratona descalços. Já a primeira participação de um atleta transgênero e duas pessoas não binárias, ocorreu somente a dois anos atrás, em 2021, nas Olimpíadas de Tóquio. 

Lívian Venturini, atleta e colaboradora do evento, declara que é de suma importância uma olimpíada que seja inclusiva. “É a inclusão da comunidade LGBT na sociedade e a participação da sociedade civil nos eventos LGBTQIA+”, pontua. 

O atleta que mais destacou nas Olimpíadas da Diversidade até a última edição em que participou foi Jamiro Ribeiro, já falecido. “Ele foi vitorioso em tudo que participou, como a queimada e a peteca em todas as edições que participou sempre venceu todas”, diz saudosa Helaine. Jamiro também foi um dos fundadores das Olimpíadas da Diversidade em Montes Claros e do MGG, chegando a ser secretário do movimento.
 
SERVIÇO
O evento acontecerá na Praça de Esportes, da 8h às 20h, com as seguintes modalidades: Queimada; Handebol; Futsal Masculino; Futsal Feminino; Vôlei Quadra; Peteca; Buraco; Cabo de Guerra; Corrida de Salto Alto e Dança Livre.
As inscrições poderão ser feitas de 31 de julho a 15 agosto no Hall da Prefeitura, na Praça de Esportes, na sede do MGG (Casa da Cidadania), ou através dos telefones (38) 9 9891 1504 (Helaine Ventura) e 9 9936 7013 (Livian Venturini).

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por