Mais uma derrota do esporte: Dirigentes, desportistas e esportistas falam sobre a extinção/fusão da secretaria municipal de Esportes e Lazer de Montes Claros

Jornal O Norte
26/02/2007 às 09:55.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:58

Dirigentes, desportistas e esportistas falam sobre a extinção/fusão da secretaria municipal de Esportes e Lazer e do futuro do esporte de Montes Claros. A maioria entende que vai piorar e que será mais difícil conseguir recursos

Heberth Halley


Repórter


www.onorte.net/halley

No ano em que se comemoram os 150 anos de Montes Claros, o esporte montes-clarense sempre rejeitado e menosprezado perde mais uma batalha na história da cidade. Desta vez, na gestão do prefeito Athos Avelino que entende que é preciso fazer uma reforma administrativa, sendo que dentre elas deveria extinguir a Smel – Secretaria municipal de Esportes e Lazer transformando-a em subsecretaria e se juntando com a secretaria de Educação.

Na última quinta-feira à noite, a votação causou muita polêmica. Vários desportistas, esportistas, professores de Educação Física estiveram presentes à votação com faixas e cartazes. Inclusive, o vereador Athos Mameluque salientou que esse foi o projeto mais polêmico dos últimos dois anos. Mas tudo isso não adiantou em nada. Mesmo diante das manifestações e dos pedidos dos vereadores Fátima Pereira, Athos Mameluque, Lipa Xavier, Guila Ramos e Rosemberg Medeiros, para que o vereador Júnior de Samambaia retirasse o pedido de urgência não teve jeito: foi realizada a votação e por nove votos contra cinco os vereadores Ademar Bicalho, Aurindo Ribeiro, Júnior de Samambaia, Marcos Nen, Raimundo do INSS, Ildeu Maia, Sebastião Pimenta, Valcir da Ademoc e Antônio Silveira votaram contra o esporte montes-clarense.

A votação causou tristeza em vários desportistas que lutam tanto em prol do esporte.

Para o presidente do Cruzeiro do Santos Reis, Iraídes Mendes, é preciso ver o que o prefeito quer para o esporte de Montes Claros.




O presidente do Cruzeiro do Santos Reis, Iraídes Mendes, o Ide, diz que se com a Smel já era difícil conseguir recursos e que agora será ainda pior (foto: arquivo)

- Se com a secretaria de Esportes e Lazer era difícil conseguir verbas para o futebol amador, imagina agora. Vai ser muito mais difícil. Vamos pedir para a Educação? – pergunta Ide.

O presidente do Cassimiro de Abreu, Gilson Albuquerque, tem a mesma visão do presidente do Cruzeiro, e ainda salientou que é um retrocesso para o esporte de Montes Claros.

- É um atraso para o esporte da cidade.Vai ser muito difícil conseguir recursos. Com a secretaria de Esportes já era difícil, agora vamos ter que buscar recursos da Educação? Eles falam que é um acoplamento, mas na realidade é um distanciamento entre o pessoal do esporte com a prefeitura – diz Gilson.

Para o treinador de futsal do MCTC – Montes Claros tênis clube, Zé Leite, que sempre disputa as competições estaduais e que precisa de muito recurso para isso, salienta que agora não adianta chorar.




O treinador de futsal, Zé Leite, entende que é preciso esperaR para ver o que eles vão fazer com o esporte

- A secretaria de Esportes e Lazer acabou. Já era. No meu pensamento é preciso esperar para ver o que eles pretendem com o esporte da cidade. Então, é hora de cobrar pra ver se mesmo sem secretaria eles vão apoiar o esporte – observa Zé Leite.

A atleta, treinadora da equipe de handebol da Soebras/Funorte e professora de Educação Física, Mercês Silva, também entende que o pessoal do esporte deve ficar na expectativa com a nova reforma administrativa, mas prevê que a subsecretaria vai valorizar apenas o esporte escolar.  

- Devemos esperar para ver o que vai acontecer. Creio que o pessoal do esporte de rendimento vai ficar no anonimato. Não terá apoio. Pois, pelo que andam dizendo vão dar mais apoio ao esporte escolar. Mas, entendo ainda que no primeiro momento, por causa dessa manifestação, vão querer mostrar serviço. Basta a nós, desportistas, esperar para ver o que vai acontecer – salienta Mercês.    

Já na visão do karateca Marquinhos, que sempre disputa as competições estaduais, nacionais e até internacionais levando sempre o nome de Montes Claros para outros centros, não foi à câmara acompanhar a votação, porque já sabia que estava tudo armado.

- Nem fui na votação. Minha forma de protestar foi de não ir. Raramente a secretaria me ajudava para as viagens, Cansei de ir em busca de apoio e poucas vezes me ajudaram. Mas mesmo assim foi horrível para o karatê a extinção da secretaria. Vai ser mais difícil ainda conseguir verbas e apoio. Tem muita criança que tem um futuro no karatê, mas infelizmente o sonho já era. Nós, atletas, tínhamos a ilusão de a prefeitura ajudar a gente, mas era só ilusão – diz chateado Marquinhos.

O treinador de futebol do Mackenzie/Funorte e professor de Educação Física, Sebastião Queiroz, Nego, também acredita que com a extinção da Smel vai piorar o esporte de Montes Claros.




O professor de Educação Física e treinador do Mackenzie/Funorte, Nego, crê que a tendência do esporte de Montes Claros é piorar cada vez mais (foto: Wilson Medeiros)

- A gente esperava que com a Smel as pessoas envolvidas brigassem mais pelo esporte. Mas creio que deram margem para que acabasse a pasta. A tendência agora é piorar cada vez mais. A secretaria de Educação não fez um grande trabalho para acoplar ainda a secretaria de Esporte. Se o prefeito tivesse mostrado dados, mostrando que seria melhor a fusão, aí sim, seria interessante juntar. Mas fico preocupado daqui pra frente com o esporte de Montes Claros – diz o professor.  

DESPORTISTAS PRETENDEM FAZER CAMPANHA CONTRA VEREADORES QUE VOTARAM CONTRA O ESPORTE

· Os desportistas de Montes Claros pretendem cobrar cada vez mais do prefeito apoio ao esporte mesmo sabendo que ele fez uma péssima coisa em extinguir a Smel.

- Vamos cobrar apoio do prefeito. Diziam que ele não tinha dinheiro e que agora terá. Vamos esperar que eles invistam no esporte. Vamos cobrar – diz o treinador Zé Leite. 

O professor de Educação Física, Jaime Tolentino, diz que os desportistas vão fazer campanha fervorosa contra os vereadores que votaram contra o esporte.

- Vamos reunir a classe esportiva e fazer com que os esportistas e desportistas saibam quem votou contra a extinção da secretaria de Esportes e Lazer.

CONFIRA OS NOMES DOS VEREADORES QUE VOTARAM CONTRA O ESPORTE DE MONTES CLAROS

- Ademar Bicalho


- Aurindo Ribeiro


- Júnior de Samambaia


- Marcos Nen


- Raimundo do INSS


- Ildeu Maia


- Sebastião Pimenta


- Valcir da Ademoc


- Antônio Silveira

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por