O Handebol Montes Claros ainda não se encontrou na Liga Nacional Feminina. Foram quatro partidas e nenhuma vitória até o presente momento. As duas últimas foram em São Paulo, para o Esporte Clube Pinheiros, por 35 a 15 na quinta-feira passada (06), e São Bernardo/ADC-Metodista por 41 a 16 na tarde deste sábado (08).
A técnica Francis Almeida fez uma avaliação das duas partidas
- Como sempre um primeiro tempo muito abaixo do que podemos apresentar. O segundo, com uma postura mais agressiva e, principalmente, acreditando que dá para jogar melhor. Porém, deixamos abrir demais o placar e não é fácil recuperar. Sabíamos que não seria fácil participar da Liga Nacional, pois lá estão as melhores equipes do Brasil. E Montes Claros é uma das melhores equipes. Mas, estamos jogando com a maioria das atletas da categoria de base do juvenil e júnior, enquanto as outras equipes já são profissionais e investiram em contratação. Tudo é visto como uma experiência de crescimento para as nossas atletas e sabemos que as coisas tendem a melhorar com o tempo - disse animada a técnica.
Montes Claros estreou em casa, diante da sua torcida que lotou o Ginásio Ana Lopes no dia 15 de setembro diante do Blumenau/SC, e a equipe norte-mineira não conseguiu segurar a ansiedade e as adversárias fecharam o jogo em 35 a 18.
No segundo jogo, também em casa no sábado (17/09), as comandadas de Francis Almeida enfrentaram o time de Concórdia/SC. O time de Santa Catarina é três vezes vice-campeão da Liga Feminina em 2012, 2014 e 2015 e campeã em 2013. A tradicional equipe de Concórdia venceu por 32 a 15.
Novata na Liga
Montes Claros participa pela primeira vez da principal divisão do Handebol Feminino, a Liga Nacional. Criada em 1997 pela Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), a competição começou com a participação de seis equipes, mas nesta edição conta com 16 times divididos em três conferências: Sul/Sudeste/Centro; Norte, e Nordeste.
A Conferência Sul/Sudeste/Centro tem cinco participantes: Handebol Montes Claros; UNC/Concórdia/SC; São Bernardo/ADC-Metodista/SP; Abluhand/FURB/FMD-Blumenal/SC e Esporte Clube Pinheiros/SP.
A Liga começou no último dia 1º de setembro e termina em 18 de dezembro. O Metodista/SP é a atual bicampeã, e já levantou o troféu em nove edições, sendo a maior vencedora da competição. Junto com Concórdia/SC, esteve nas quatro últimas finais da Liga Nacional Feminina. Levou três títulos e ficou com um vice, em 2013.
Returno
De volta a Montes Claros, pelo returno da competição, receberá às 19h, do dia 20 de outubro, o São Bernardo/ADC Metodista, no Ginásio Ana Lopes. E no dia 22, receberá o Esporte Clube Pinheiros, às 16h, também em casa.
No dia 27 de outubro, viaja para Santa Catarina, onde enfrentará a equipe da Concórdia, às 20h, no Ginásio da Universidade do Contestado. E no dia 29, vai encarar o time do Abluhand/FURB/FMD Blumenal/SC, às 17h, no SESI – Centro Esportivo Bernardo Werner, em Blumenau.
As quartas-de-final começam no mês de novembro, as semifinais nos dias 15 e 16 de dezembro e as disputas do terceiro e quarto lugares, bem como a grande final, no dia 18 de dezembro.
