Com quase três meses de atraso, pois a data original da partida, válida pela sexta rodada, era 29 de agosto, Atlético e Athletico-PR jogam hoje, às 19h, no Mineirão. O confronto foi adiado por causa da final do Campeonato Mineiro, em que o Galo ficou com o título derrotando o Tombense.

Com o returno às vésperas da sua terceira rodada, a 22ª no geral, o jogo entre Galo e Furacão é decisivo para a definição de quem será o campeão simbólico da primeira metade da Série A 2020.

Apesar de simbólico, vencer o turno não deixa de ser um trunfo para levantar a taça. Em dez das 14 edições da Série A por pontos corridos, com 20 clubes, numa história iniciada em 2006, quem terminou a 19ª rodada na frente foi o campeão.

Atualmente, o líder do turno é o Internacional, com 35 pontos e dez vitórias. Se vencer o Athletico-PR, o Atlético toma a primeira posição do Colorado, pois chega à mesma pontuação, mas com 11 vitórias.

Aí, o time de Jorge Sampaoli terá de esperar o São Paulo, que tem 30 pontos, cumprir os seus três jogos adiados do turno.

Na próxima quarta-feira, o Tricolor encara o Ceará, no Castelão, em jogo adiado da 16ª rodada.

Em 3 de dezembro, enfrenta o Goiás, na Serrinha, pela primeira rodada, em partida adiada por causa do grande número de casos de Covid-19 no time goiano.

Dia 9, o Tricolor tira o asterisco da frente do seu nome na classificação recebendo o Botafogo, no Morumbi.

Vencendo pelo menos dois desses três jogos, o São Paulo chega aos 36 pontos e terá a melhor campanha do turno.

Se marcar menos que seis pontos, o Atlético será o campeão simbólico do turno do Brasileirão.
 
GERAL
Além de assumir a ponta da classificação do turno, e passar a secar o São Paulo para ser o melhor time da primeira etapa da Série A, vencer o Athletico-PR é fundamental para o Galo na briga pelo título.

O time de Sampaoli já ocupa a ponta da tabela de classificação e pode abrir ainda mais vantagem com os três pontos.

Se vencer o Furacão, o Galo chega aos mesmos 21 jogos de Internacional e Flamengo e coloca cinco pontos sobre eles.

Abre a mesma vantagem em relação ao São Paulo, que terá três jogos a menos, o que significa nove pontos em disputa.

Sem dúvida, o Atlético x Athletico-PR de hoje é decisivo.