Ensinamentos são passados de geração em geração. No esporte, essa prática é comum entre atletas mais experientes, que enxergam potencial nos futuros representantes e decidem repassar o conhecimento adquirido. O 1º Shotyugueiko Montes Claros 2019 trabalha nessa linha e promoverá em fevereiro atividades didáticas de judô para esportistas da região.
O intuito é trazer, pela primeira vez ao Norte de Minas, uma programação com formato de capacitação, além de criar laços entre as academias.
“Esse evento nunca foi feito na cidade. Então, eu quero trazer a experiência que eu tive em treinamentos de verão e de inverno, que queremos fazer em julho também para os atletas da cidade”, conta o organizador Fábio Silva, que já participou de oito projetos do mesmo porte.
As inscrições são feitas na data do evento – que acontece em 16 e 17 de fevereiro – ou previamente com os professores. Está aberto às categorias sub-13, 15, 18, 21, sênior e máster, masculino e feminino, no valor de R$ 5.
Os inscritos contarão com workshop, palestras e treinamentos diferenciados, além da presença de senseis de projetos do município e de cidades vizinhas.
De acordo com o organizador, a expectativa é a melhor possível, já que é uma oportunidade de reunir atuais e ex-lutadores.
“Temos muitos atletas bons na cidade e também ex-atletas que estão voltando aos poucos, e também o prazer de rever amigos de kimono”.
CRESCIMENTO
Esporte individual que mais trouxe medalhas olímpicas para o povo brasileiro, segundo a confederação da modalidade, o judô cresce também nos espaços urbanos.
Em terras norte-mineiras, o aumento é comprovado pelo Fábio, que há 34 anos está engajado com o esporte. “Vejo que o judô de Montes Claros, desde 2014, deu um salto muito bom. De 150 a 200 alunos para mais de 300 praticantes na cidade, concorrendo ainda com outras artes marciais”.
PROGRAMAÇÃO
O 1° Shotyugueiko será realizado no Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves. No sábado, das 8h30 às 11h e das 15h às 18h. No domingo, a programação é das 8h às 11h.
A organização alerta para que todos os participantes durmam no local do evento para facilitar o desenrolar das atividades.
* Estagiário sob supervisão do editor
As inscrições são feitas na data do evento – que acontece em 16 e 17 de fevereiro – ou previamente com os professores. Está aberto às categorias sub-13, 15, 18, 21, sênior e máster, masculino e feminino, no valor de R$ 5