Instrumento de cidadania

Jovem do Jiu-Jitsu ganha ouro e emociona família em Montes Claros

Leonardo Queiroz
leonardoqueiroz.onorte@gmail.com
Publicado em 17/07/2025 às 19:00.
Na foto com o pai, Salatiel já inspira outras crianças a seguir o mesmo caminho (arquivo pessoal)
Na foto com o pai, Salatiel já inspira outras crianças a seguir o mesmo caminho (arquivo pessoal)

O último domingo (13) foi de emoção para a família Brito e de orgulho para toda a comunidade esportiva de Montes Claros. Aos 11 anos, o atleta Salatiel Wandayck Rodrigues Brito conquistou sua segunda medalha de ouro, desta vez na 3ª edição do Campeonato de Jiu-Jitsu do Instituto Conexão, realizado no Ginásio Poliesportivo.

Aluno do 6º ano da Escola Estadual Helena Prates, Salatiel já havia chamado atenção ao vencer, em sua primeira competição, a medalha de ouro no XXVI Campeonato Estadual — Copa Minas Gerais de Jiu-Jitsu, realizado em Betim. Em sua segunda participação, voltou a subir ao lugar mais alto do pódio, competindo na categoria que abrange atletas de 4 a 17 anos, das faixas etárias Pré-Mirim a Juvenil.

O jovem atleta é fruto do projeto social coordenado pelo professor Warley Rodrigo, que há dois anos transforma vidas com aulas de Jiu-Jitsu na pracinha do bairro Monte Sião. Sem estrutura inicial, o projeto, atualmente, atende mais de 70 pessoas, entre crianças e adultos, mostrando a força do esporte como instrumento de cidadania. Além de Salatiel, outros 37 alunos do projeto participaram do campeonato do Instituto Conexão e também foram medalhistas, um desempenho que encheu de orgulho o professor.

“Salatiel foi um dos nossos medalhistas de ouro entre os 38 atletas que levamos. Todos subiram ao pódio, três deles até mais de uma vez. Esse é um campeonato local, não classificatório, mas serve para mostrar a força do nosso trabalho, e fomos muito elogiados”, comemora Warley. Para ele, o esporte é essencial para afastar jovens do caminho errado e ensinar disciplina e respeito. “O esporte transforma vidas. Ensina defesa pessoal, disciplina e limites, principalmente em um mundo tão violento. Acredito que deveria estar presente em todas as escolas e comunidades”, completa.

O campeonato deste domingo foi promovido pelo Instituto Conexão, organização sem fins lucrativos com mais de uma década de atuação em Montes Claros. O Instituto já impactou mais de 25 mil pessoas por meio de projetos de educação, cultura e esporte, com a missão de oferecer oportunidades e desenvolver jovens para serem agentes de mudança em suas comunidades.

A vitória de Salatiel foi celebrada de perto pela família, que fez questão de estar presente no ginásio para torcer pelo atleta. Para o pai, Robson Brito, acompanhar o filho nessa jornada é motivo de grande orgulho e felicidade. “Mais uma vez foi uma alegria imensa ver o Salatiel conquistar a medalha de ouro em seu segundo campeonato. É gratificante ver que ele está no caminho certo, conciliando o esporte com os estudos. Ele faz o que gosta e ainda melhorou o rendimento escolar em todos os sentidos”, destaca.

Robson reforça o quanto o esporte trouxe benefícios não só para o filho, mas para toda a família. “Por ser um campeonato na cidade, pudemos levar toda a família para torcer. Foi um momento único, de união e muita alegria. O esporte é lazer, saúde e uma promessa de dias melhores. Se comparo o meu filho de antes com o de hoje, é fácil ver como o esporte trouxe alegria para toda a família”, emociona-se.

Com somente 11 anos, Salatiel já começa a inspirar outras crianças a seguir pelo mesmo caminho. Seu desempenho é exemplo de como o esporte, aliado ao incentivo familiar e a projetos sociais bem estruturados, pode abrir portas e transformar destinos.

O campeão, de 11 anos, conta que dessa segunda vez foi mais tranquilo. “Fui confiante mesmo sabendo que meus dois oponentes eram mais velhos que eu. Na primeira luta, eu perdi, mas segui confiante. Na segunda, ganhei e tive oportunidade de disputar a final contra o primeiro adversário para quem eu tinha perdido. Após ganhar as duas segundas lutas, conquistei o ouro que dedico ao meu pai, que me deu total apoio durante todo o processo”, conta Slatyel.

“Meu sonho neste momento é continuar meus estudos e seguir no esporte que tem feito tão bem na minha vida e dado muita alegria à minha família”, completa o campeão.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por