Jogos escolares adiados por causa da gripe suína

Jornal O Norte
Publicado em 05/08/2009 às 09:50.Atualizado em 15/11/2021 às 07:06.

Renata Martins


Repórter



Os JEMG - Jogos escolares de Minas Gerais foram adiados por determinação do governo do estado e da comissão técnica do evento. A orientação partiu do comitê de enfretamento da influenza “A”, também conhecida como gripe suína.



A medida, segundo a prefeitura de Montes Claros, serve para evitar a transmissão da doença. A nova data para etapa que será realizada na cidade ainda vai ser marcada.



Devido os riscos que os estudantes estão espostos os diretores das 217 escolas da superintendência regional de ensino, receberam, na manhã desta terça-feira, 4, as orientações de como proceder com os estudantes na volta às aulas em relação à prevenção da Influenza A H1N1.



Na parte da tarde, outros 300 diretores de 31 municípios também receberam as orientações. Segundo a secretária Vanessa Guimarães, a preocupação do governo de Minas é criar um ambiente adequado e seguro para o retorno dos alunos às aulas, que está previsto para a próxima segunda-feira, 10.



A secretária ressaltou que a informação e os cuidados de higiene são aliados imprescindíveis para evitar a contaminação. Por isso, os diretores estão recebendo informações sobre as características da gripe, diagnóstico e recomendações de medidas de higiene para alunos e demais profissionais da escola e sobre o papel das escolas no sentido de impedir a disseminação do vírus.



Vanessa Guimarães também reforçou a importância da parceria das secretarias de SEE - Estado de Educação e da SES - Saúde para informar e tranqüilizar a população, permitindo que pais e alunos reconheçam os sintomas da gripe e procurem o mais rápido possível atendimento médico nos serviços de saúde do município.



Para ela, a questão fundamental é o comprometimento de diretores, professores, pais e alunos.



- Estamos prontos e dispostos a contribuir para que o retorno às aulas seja o mais tranqüilo possível. Estamos orientando todos os profissionais para que observem bem seus alunos. E os pais devem evitar mandar as crianças gripadas para a escola - afirma.



A coordenadora de vigilância epidemiológica da secretaria de estado de saúde, Márcia Cortez, fez uma apresentação detalhada sobre o vírus da Influenza A H1N1 e afirma que o esclarecimento à população é imprescindível para se evitar a contaminação.



Márcia Cortez enfatizou ainda que a parceria com a secretaria de Educação vai contribuir muito para o processo de esclarecimento e disseminação das informações sobre prevenção.



Enquanto recebem material para distribuição aos alunos, informações sobre prevenção e sintomas, e acompanham a palestras, os diretores fazem apontamentos e definem algumas estratégias e ações para o retorno das aulas.



A prefeitura de Montes Claros pede para que todos os diretores ou professores que tenha dúvidas de como agir no período de volta as aulas que procurem a secretaria de Educação para esclarecimentos.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por