Jiu-Jitsu em alta - Montes Claros vai ter representantes no Campeonato Brasileiro e Panamericano.

Jornal O Norte
24/08/2011 às 19:48.
Atualizado em 15/11/2021 às 06:04

Nairlan Clayton Barbosa


Repórter

Cerca de 35 atletas de Montes Claros estão se preparando para o Campeonato Brasileiro de Jiu-Jtsu que vai acontecer no mês de Setembro, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro e o Panamericano, em Outubro, em Brasília, no Distrito Federal.

Maurício Lopes





A montes-clarense Fernanda Paz é campeã mundial de Jiu-Jtsu e vai para mais uma competição

Alguns competidores já são experientes, apesar da pouca idade. Caso de Fernanda Paz, 13 anos, campeã brasileira e mundial do esporte. Para ela, que já freqüentou diversos campeonatos, ainda tem ansiedade e expectativa de disputar novas competições.

– O friozinho na barriga sempre existe. A gente treina todos os dias, disputa por vários locais do Brasil, mas na hora que surge uma competição importante como esta, a gente sempre fica nervosa – afirma. Mas ela explica que está bem preparada.

– Estou treinando juntamente com os companheiros todos os dias, e quero dar o melhor de mim nos dois campeonatos – explica a atleta montesclarense.

O atleta Daniel Oliva também tem experiência em representar Montes Claros nas competições de Jiu-Jitsu. Ele já foi campeão brasileiro, sul-americano e pan-americano e se prepara para mais um torneio.

- Temos treinado bastante aqui na academia para fazer bonito representando Montes Claros no campeonato, tanto o brasileiro quanto o panamericano. Eu tenho aproveitado os dois períodos para ficar em forma e me aprimorar nos fundamentos. Espero trazer títulos para nossa cidade – afirma.

Mas o Jiu-Jitsu não tem servido apenas para formar campeões. Tem ajudado a auto-estima de quem pratica. Renata Queiroz, de 21 anos, tem diabetes e é hipertensa. Ela diz que depois que passou a praticar o esporte, sua saúde melhorou e até mesmo a aplicação de insulina diminuiu, por que o metabolismo do seu corpo passou a processar melhor o Açúcar. – Eu melhorei a minha pressão arterial e principalmente minha auto-estima, em função deste problema sério que enfrento desde mais jovem. Estou muito feliz com a prática do Jiu-Jtsu.

O Professor Julio Oliveira tem comandado os treinos dos competidores e diz que o número de praticantes do Jiu-Jitsu tem crescido  nos últimos anos em Montes Claros.

- Isto tem acontecido principalmente por que as pessoas descobriram que o Jiu-Jitsu não é um esporte violento. Pelo contrário, o nome Jiu-Jitsu quer dizer Toque Suave, e é governado principalmente pela concentração em saber como desarticular o inimigo sem concentração de força, embora as vezes é preciso utilizá-la quando o adversário é mais poderoso. Mas, no geral, é um esporte que ensina disciplina e concentração, aliviando o estresse do dia a dia, além de ser um esporte para todas as idades – explica o Professor.


 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por