
Seis etapas compõem o Circuito Norte-Mineiro de Jiu-jítsu. O último município a receber uma das competições foi Porteirinha, que reuniu número expressivo de competidores. Janaúba e Monte Azul também já foram sedes. A próxima cidade é Montes Claros, que já abriu as inscrições para o III Minas Open da modalidade, em 25 de agosto. Com essa, restam três fases da competição.
O primeiro lote estará recebendo cadastros até o próximo dia 9. O segundo, até 16 de agosto. Há opções para as categorias absoluto, pré-mirim, mirim infantil, infantojuvenil, juvenil, adulto e master 1, 4 e 6, no feminino e masculino.
O III Minas Open promete duelos inéditos. O local do circuito em Montes Claros ainda não foi definido. Todas as últimas edições ocorreram no Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves.
Cerca de 700 atletas são esperados para a competição, conforme a organização do evento. Dentre eles, lutadores da própria cidade, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Bahia. Em relação ao público, mais de 2 mil pessoas devem comparecer às competições.
EXPECTATIVA
Quem garante não ficar de fora é o faixa preta Filipi Gusmão, que já participou do torneio em outras edições. Ele treina na equipe do Vilsão Team, que foi campeã da primeira etapa, na Copa Combat Club, realizada em Monte Azul.
“É um evento bem organizado e enriquecido a cada edição. Luto há seis anos e precisávamos desse tipo competição, a gente disputava só em Belo Horizonte”, diz.
Aos atletas de primeira viagem no circuito, Filipi recomenda manter o foco e ter tranquilidade. “Faça tudo aquilo que é passado na academia”, complementa.
Quanto às premiações, serão entregues de acordo com as melhores colocações. Dessa forma, receberão medalhas os quatro primeiros nas categorias e cinturão e dinheiro para o vencedor. No absoluto, os prêmios variam de R$ 400 a R$ 1 mil para os primeiros colocados.
UNIÃO
Considerada independente, a terceira edição da competição faz parte do evento norte-mineiro e foi criada, em 2019, com a intenção de unir os atletas e as academias da região.
Organizador da prova e um dos representantes do circuito, Alan Fernandes considera o Minas Open muito importante. “É um evento diferenciado e que vai dar visibilidade para muitos esportistas, com a presença também de alguns ‘olheiros’”, ressaltou.
Ainda neste ano, Montes Claros recebe a 1ª Copa Fight Club, em 6 de outubro, e a 5ª Copa Norte de Minas, em 24 de novembro.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (38) 99137-8374.
*Estagiário sob supervisão do editor
