Logotipo O Norte
Segunda-Feira,15 de Setembro

Hora de entrar em forma: Preparador físico do Funorte diz que momento é o de encontrar o condicionamento dos atletas

Jornal O Norte
Publicado em 30/12/2010 às 18:53.Atualizado em 15/11/2021 às 06:48.

Heberth Halley


Repórter


 


Exercício físico. Esta é a atividade mais comum no dia-a-dia dos jogadores do Funorte que irão disputar o campeonato mineiro da primeira divisão em 2011. Por enquanto, a bola é deixada um pouco de lado. Desde que chegou ao Funorte, no mês de novembro, o preparador físico Márcio Ribeiro tem intensificado este trabalho.



- Hoje, o condicionamento físico é muito importante no futebol – afirma Márcio, que é formado em Educação Física, pela UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora, e que já trabalhou em equipes como Atlético, América e Ipatinga.



null


O preparador físico Márcio Ribeiro passa orientações


aos jogadores



- Atualmente, os jogadores correm muito mais do que corriam em outros tempos – acrescenta.



HOMOGÊNEO



Ele revela que a dificuldade encontrada neste momento é com relação à disparidade entre o condicionamento físico dos atletas, já que alguns deles estão mais condicionados do que outros. Para Márcio Ribeiro, neste momento, em que ainda está sendo formado o grupo, é preciso trabalhar pensando em deixar o elenco mais homogêneo possível.



- Para se igualar aos outros, é preciso estar bem condicionado. Como ainda virão novos reforços, o que precisa ser feito agora é deixar o grupo homogêneo. Já na pré-temporada, aí sim, faremos um trabalho individualizado, de acordo com a característica e posição de cada atleta – explica.



O preparador físico do Funorte diz ainda que agora a necessidade é a quantidade de treinamentos, e, na pré-temporada, será a qualidade do treinamento que fará o diferencial.



FORÇA



Ele também é da opinião que atualmente o “futebol força” tem predominado sobre ao “futebol arte”.



- Sem dúvida, hoje é muito mais força. Mas isso não acontece só no futebol. Em qualquer esporte, a força predomina. Entretanto, no final, a técnica se sobressai. É necessário aliar a boa técnica a um bom condicionamento físico. Um atleta com boa técnica e estando bem fisicamente, é difícil de ser batido – explica.



A intenção de Márcio Ribeiro é deixar o grupo, para o jogo contra o Atlético no dia 30 de janeiro, às 19h30, no estádio José Maria Melo, 70% preparado fisicamente e, durante a competição, esse percentual vai crescendo, até mesmo porque o campeonato é curto.



Nesse primeiro momento, os jogadores já fizeram testes de percentual de gordura, limiar de velocidade, teste ortopédico e teste cardiológico.



CURRÍCULO



Como preparador físico, Márcio Ribeiro foi campeão da Copa Centenário em 1997, Copa Commebol também em 1997 pelo Atlético, campeão da Copa Sul Minas em 2000 e Mineiro pelo América em 2001, entre outros. Agora espera contribuir com o Funorte e quem sabe ser mais uma vez campeão mineiro.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por