Hoje é dia de festa para o Formigão

Funorte completa 12 anos neste 4 de maio; conheça a história do símbolo do time, que faz a festa da torcida

Gian Marlon*
Publicado em 04/05/2019 às 08:07.Atualizado em 05/09/2021 às 18:30.
 (ARQUIVO PESSOAL)
(ARQUIVO PESSOAL)

O Funorte Esporte Clube chega hoje, 4 de maio, aos 12 anos de existência. Para celebrar esta data, vamos mostrar um pouco da história da figura caricata que é símbolo do time e de um torcedor que veste a camisa.

É comum na chegada ao estádio o público se deparar com um personagem pra lá de animador – o mascote. A função é simples: elevar o astral da torcida.

Em Minas, temos a Raposa representando o Cruzeiro, o Galo do Atlético, o Coelho do América, a Pantera do Democrata de Governador Valadares, o Leão do Vila Nova. A diversidade é grande.

Aqui no sertão norte-mineiro o responsável por representar o nome do Funorte é o Formigão. Acanhado, ele não é tão frequente nos jogos da categoria de base.

A ideia da criação do mascote aconteceu em 2008, quando o clube estava no segundo ano de disputas oficiais após a fundação, em maio de 2007.

O Formigão surgiu a pedido dos torcedores para que o clube tivesse também um representante, assim como os vários times brasileiros e mundiais.

Por meio de uma enquete virtual promovida por Cristiano Junior e Geibson Moura, a formiga foi a escolhida. Alusão à própria história do município de Montes Claros. Basearam-se também nos fatos da criação e no antigo nome da cidade – Arraial das Formigas – e no intenso calor e forma com que vivem e trabalham as formigas.

Hoje, quem acompanha a garotada, percebe que o mascote não é tão assíduo. Contudo, as cores seguem vivas pelo Estado. As artes, bandeiras e materiais que são produzidos procuram fazer menções ao Formigão. Está presente também no hino do clube com o coro “Vai, Formigão, vai, Formigão”.

Por mais que seja apenas um personagem, o símbolo é forte e tem alto poder de representação. Para o diretor executivo do Funorte, Cristiano Júnior, há um significado muito importante para o clube e para a cidade.

“Representa a garra de um povo que sobrevive superando as adversidades, com poucos recursos, calor intenso, mas com a garra e espírito de união em que vivem também as formigas para construir suas casas, buscar a alimentação e, por conseguinte, suas vitórias. Tanto que uma das cores do clube, o vermelho intenso, se equipara às formigas chamadas cabeçudas”, explicou.
 
PERSONAGENS
Fato curioso aconteceu com o primo de Cristiano, que até se empolgou em um dos jogos. “Um dia, ao assistir o jogo, ficou muito satisfeito ao ver o mascote antes da partida e pediu para se vestir de Formigão na partida seguinte. E assim o fez, ganhando o apelido eterno de Formigão. Assim como um dos nossos porteiros das Faculdades Funorte, que ao se tornar um torcedor fanático do clube, passou também a ser apelidado de Formigão”, contou.

O time tem torcedor que o acompanha há anos. Desde 2008, Maikon Alves trabalha na instituição, mas sempre dá uma mãozinha em dias de jogos como segurança e motorista de ambulância.

“Sou torcedor há bastante tempo. Acompanho todos os jogos – desde o profissional, juniores e a base. Acredito em um retorno, mesmo sabendo das dificuldades do clube”.
*Estagiário sob supervisão do editor
 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por