Heberth Halley
Repórter
Em seu primeiro jogo na primeira divisão do Campeonato Mineiro, o Funorte, o caçula da competição, deixou uma ótima impressão. Mesmo com a derrota para o Atlético de virada por 2 x 1, gols de Magno Alves e Diego Tardelli, com Stanley marcando para o Formigão, na noite de domingo, dia 30 de janeiro, pela primeira rodada do Campeonato Mineiro, no estádio José Maria Melo, em Montes Claros, o time montes-clarense mostrou um bom futebol e a confiança de que pode chegar mais longe na competição estadual.
Jorge Contijo-EM
Time mostrou bom futebol e personalidade na estreia
O Atlético começou tocando mais a bola. O Funorte bem postado na parte defensiva conseguia segurar o ataque atleticano, que tentava criar as jogadas nos pés sempre de Ricardinho. O Formigão entra no jogo e começa também a tocar a bola, até que aos 30 minutos, Pedrinho com grande visão de jogo, dá um lindo passe para Stanley que domina e chuta de fora da área, marcando um gol de placa, no ângulo do goleiro Renan Ribeiro.
O Funorte estava muito bem na partida, mostrando personalidade e confiança, conseguia envolver o time atleticano com bom toque de bola. Com seus dribles desconcertantes Ualisson Mineiro dá trabalho à defesa atleticana. Aos 37 minutos o Atlético chega com perigo e após cobrança de escanteio, o zagueiro Réver quase empata. O primeiro tempo termina 1 x 0 para o Funorte.
No intervalo, o técnico do Atlético, Dorival Júnior, com boas opções de banco, mexe na equipe. Tira Rafael Cruz e Jóbson, e entra com Magno Alves e Wesley deixando o time mais ofensivo. O time do Galo volta melhor e vai pra cima do Funorte. Aos 8 minutos, num contra-ataque rápido, Renan Ribeiro lança rapidamente para Magno Alves que dribla Anderson Toto, e toca para Tardelli que chuta forte, Rafael Barrios defende, mas no rebote Magno Alves só tem o trabalho de tocar para gol, empatando a partida.
O Atlético tinha mais posse de bola, mas mesmo com o gol sofrido, o Funorte continuava bem na partida e marcava consciente. Aos 21 minutos, Wesley recebe de Ricardinho, vira e chuta com perigo no gol de Rafael Barrios. Atendendo o pedido da torcida, Dorival coloca Mancini no lugar de Renan Oliveira. O jogo ganha emoção. Aos 27 minutos, triangulação envolvente do ataque do Funorte. Dandão toca para Gabriel a bola sobra para Anderson Toto que tem a melhor chance do jogo, cara a cara com Renan Oliveira, mas chuta para cima. Três minutos depois, o árbitro marca pênalti de Vinícius, que não houve em Magno Alves. O árbitro para completar a lambança expulsa o zagueiro Anderson Vieira que nem no lance estava. Diego Tardelli bate e marca o gol da vitória por 2 x 1. Valente o Funorte busca o empate, mas o jogo fica 2 x 1 para o Atlético.
FICHA TÉCNICA
Funorte
Raphael Barrios; Anderson Silveira, Anderson Mendes, Vinícius e Stanley (Fabricinho); Marcelino, Anderson Toto, Pedrinho e Peter (Gabriel); Dandão e Wallisson Mineiro
Técnico: Wagner Oliveira
Atlético
Renan Ribeiro; Rafael Cruz (Wesley), Réver, Werley e Leandro; Richarlyson, Serginho, Ricardinho e Renan Oliveira (Mancini); Jóbson (Magno Alves) e Diego Tardelli
Técnico: Dorival Júnior
Motivo: Primeira rodada do Campeonato Mineiro de 2011
Local: Estádio José Maria Melo, em Montes Claros
Data: Domingo, 30 de janeiro
Gols: Stanley, 29min do 1ºT; Magno Alves, 8min, Diego Tardelli 34 min, 2ºT
Árbitro: Renato Cardoso Conceição
Auxiliares: Márcio Eustáquio Santiago e Helbert Costa Andrade
Cartões amarelos: Réver (Atlético); Anderson Mendes (Funorte)
Cartões vermelhos: Anderson Mendes (33min do segundo tempo)
Pagantes: 4.900
Renda: R$ 157.850