Galo segue à risca pedido de Levir sobre evitar faltas e é equipe que menos sofre suspensões
Durante as entrevistas, o técnico Levir Culpi costuma destacar que o grupo é instruído para evitar parar o adversário com faltas, a não ser em ocasiões específicas
![]() |
O Atlético tem encantado seus torcedores com um estilo de jogo ofensivo e não é à toa que lidera o Campeonato Brasileiro. Fora isso, o Galo tem provado que não precisa abusar do antijogo para apresentar um futebol eficiente. De todos os clubes da Série A, o Alvinegro é o que menos sofreu com suspensões de jogadores: apenas três em 16 rodadas.
Time mais disciplinado do Brasileiro, o Galo teve Patric como único jogador expulso na competição, na vitória alvinegra sobre o Flamengo. O lance que resultou no cartão vermelho foi a demora em cobrar um lateral. Carlos César e Leonardo Silva levaram três amarelos e desfalcaram a equipe em uma partida.
Durante as entrevistas, o técnico Levir Culpi costuma destacar que o grupo é instruído para evitar parar o adversário com faltas, a não ser em ocasiões específicas. Um dos segredos do Galo para correr menos riscos é manter a posse de bola e acertar os passes.
“Eu me preocupo em errar poucos passes, isso é o principal. As faltas já não me agradam tanto nas médias, embora ache um fator fundamental. O time que não faz falta sofre muito. Há diferença em fazer uma falta, que faz parte do jogo, e parar a partida em excesso. Em alguns momentos ela (falta) é tática, técnica, como no basquete, você tem esse direito, digamos assim. O que não pode é cometer um atentado, matar o cara, entrar de sola”, disse o treinador.
O papel dos árbitros no Brasileiro 2015 é outro ponto que favorece quem não para o jogo em demasia. Os donos do apito estão mais rigorosos com as reclamações e têm deixado a partida correr, com estilo similar ao do futebol europeu. A recomendação partir da própria CBF. O elenco do Atlético chegou a receber uma palestra sobre normas disciplinares no início do Nacional.
