Galeria dos atletas: Victão espera voltar à seleção brasileira de vôlei

Jornal O Norte
06/02/2006 às 12:28.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:29

Heberth Halley


Repórter


www.onorte.net/halley

O destaque de hoje da Galeria dos Atletas é o atleta de vôlei do Minas tênis clube, Victor Felipe Silveira e Oliveira, o conhecido Victão, 19 anos, 2,04 metros de estatura. O atleta está na cidade participando da VII copa Telemig celular Minas de vôlei. Ele foi descoberto durante a copa em 2001. Ele conta que pela estatura começou jogando basquete no MCTC – Montes Claros tênis clube, aos 13 anos, com o treinador Rubem Oliveira, mas paralelamente treinava na escolinha de vôlei do colégio Imaculada. Ele lembra que não gostava de basquete.

Em 2001, durante a copa Telemig celular Minas ele conversou com o assistente técnico do Minas, Jarbinhas e participou da copa para a equipe de Moc. Acabou sendo convidado para fazer testes na equipe minas-tenista. Victão conta que queria aperfeiçoar-se mais para ser aprovado na tradicional peneira e foi para o Sesc, trabalhar com o treinador e jogador Charlão, que lhe ensinou como melhorar alguns fundamentos.

Num teste para 280 meninos foi aprovado no infanto-juvenil. Sua carreira de atleta de vôlei começava ali. Com sete meses treinando no Minas, já era titular da equipe infanto. Em 2002, é campeão metropolitano e mineiro, e ainda convocado para a seleção mineira da categoria, onde ficou em quarto lugar no brasileiro.

Em 2003, ainda no infanto, é bicampeão metropolitano e mineiro. Mesmo com a idade de infanto sagra-se campeão mineiro juvenil. Novamente é convocado para a seleção mineira infanto onde termina em terceiro e a juvenil que fica em quarto. No mesmo ano, é campeão da copa Internacional Santa Mônica em Curitiba.

O ano 2004 é um dos melhores anos na carreira de Victão. Ele começa a treinar junto ao time adulto, que tinha atletas de renome como Giovane, André Nascimento, Maurício, Douglas, entre outros, e conquista o mineiro juvenil e o adulto, e ainda é vice-campeão no brasileiro de seleções. Para finalizar o ano com mais alegria, Victão recebe a melhor notícia na carreira, é convocado para a seleção brasileira juvenil. E conquista o título sul-americano, no Chile.

Em 2005, já fazia parte do grupo dos 18 atletas do Minas e assina contrato profissional. Na sua primeira liga brasileira de vôlei, é vice-campeão. Ficou ainda em terceiro lugar na copa Mercosul e vice na super copa. Conquista pela segunda vez o título de campeão mineiro adulto e é campeão paulista. O ano também não foi tão bom como esperava. Foi cortado da seleção brasileira para disputar o mundial juvenil na Índia, onde o Brasil foi medalha de prata.

Victão ficou parado um mês, devido uma contusão no ombro direito, mas já voltou aos treinos e hoje à noite, às 19h, volta à quadra no amistoso contra a equipe Betim. O time titular do Minas disputa hoje, às 15h30, também o jogo contra o São Bento.

PERFIL

Partida inesquecível: A final do campeonato paulista adulto de 2005 contra o Banespa. Perdemos o primeiro set. Entrei no segundo e viramos o placar e vencemos por 3 a 2. Mudei o jogo. Ali provei que tinha condições de estar no grupo.

Maior alegria: Convocação para a seleção brasileira juvenil em 2004

Maior decepção: O corte da seleção para disputar o mundial na Índia em 2005. Acho que não foi justo.

Melhor atleta: Giba

Melhor amigo no vôlei: Marlon

Melhor treinador: Marcão

Qual seu ídolo: Inspirei em muitos atletas. É difícil destacar um só. Procuro espelhar um pouquinho em cada jogador. Observo o bloqueio de Gustavo, o saque de André Nascimento, o toque de Ricardinho, o ataque de Minuzzi, Giba e Ezinho e as defesas de Serginho.

Qual seu principal objetivo: Vencer a liga nacional para o Minas deste ano, jogando como titular e chegar à seleção brasileira adulta.

Você crê que têm chances de chegar seleção? Sim. Principalmente, depois dos jogos do campeonato paulista, onde fui bem. Comecei a observar alguns meios-de-rede, e principalmente pela idade, creio que estou até num nível acima de alguns deles, e tenho totais condições de chegar à seleção. É questão de tempo. É preciso que eu dispute uma liga inteira como titular e principalmente jogar bem. 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por