Esportes

Funorte sedia Festival Paralímpico em Montes Claros

A competição promove inclusão e autoestima, alem de difundir o Movimento Paralímpico

Leonardo Queiroz
Publicado em 17/06/2025 às 06:20.
O Festival proporciona a crianças com e sem deficiência a vivência em modalidades paralímpicas, de maneira recreativa e lúdica. (Leonardo Queiroz)
O Festival proporciona a crianças com e sem deficiência a vivência em modalidades paralímpicas, de maneira recreativa e lúdica. (Leonardo Queiroz)

Montes Claros recebeu no último dia 14 de junho mais uma edição do Festival Paralímpico Loterias Caixa. O evento, promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), foi sediado pelo Centro Universitário Funorte.

O objetivo do festival é promover a inclusão social e a interação entre alunos com deficiências físicas, intelectuais, visuais, auditivas, autismo, deficiências múltiplas, além de alunos sem deficiências, por meio da prática de modalidades esportivas adaptadas.

Nesta edição os esportes trabalhados foram o bad minton, atletismo e vôlei sentado que são modalidades paralímpicas e fáceis de ser praticadas nas escolas. 

O professor Walter Moura, organizador do evento, explica que a participação foi aberta a todas as pessoas, com e sem deficiência, por se tratar de um evento inclusivo: “É sabido que temos uma população muito grande com deficiência, e essas pessoas acabam, de certa forma, excluídas da prática esportiva e de outras práticas sociais. O Comitê Paralímpico proporciona este festival com o objetivo de popularizar essas modalidades, para que todos possam conhecê-las. Então, por meio dos Centros Acadêmicos desenvolvemos atividades para que essas crianças tenham acesso a esse conhecimento e, a partir da experiência, sintam o prazer de conviver com a prática esportiva.”

Renata Andrade, mãe da Chloe Andrade de 9 anos, conta que foi uma alegria participar do festival “É o primeiro ano que a gente participa e que fiquei sabendo do evento. Foi tudo incrível pela diversidade que temos no evento e a oportunidade das crianças conhecerem os esportes paraolímpicos, porque muitos não tem esse acesso ou até não vão ter. O festival contribui bastante para as crianças conhecerem, querer participar e até competir futuramente”, diz. 

Renata completa que também é um momento para socialização dos filhos com outras crianças “E muito importante para socialização da minha filha que faz terapia diariamente, onde é sempre ela com o profissional. Aqui ela vai estar com outras crianças participando, conhecendo e ampliando o ciclo de convivência, algo muito importante para ela nesse momento. E para nós mães, é uma troca de experiência umas com as outras”. 

O professor Luan Caldeira da Apae de Montes Claros explica que é um dia muito importante “Aqui nossos alunos tiveram a oportunidade de vivenciar as modalidades paralímpicas que já trabalhamos no decorrer do ano. Com certeza é um diferencial para as famílias e as crianças pelo fato delas já virem de uma cultura onde elas são carentes e tem dificuldade de aceso ao esporte. O evento oportuniza esse vivencia. Me sinto realizado em poder colaborar com um evento tão importante como esse”.<EM>

Sobre o Festival 
O Festival Paralímpico Loterias Caixa foi realizado pela primeira vez em 2018. 

O Festival proporciona a crianças com e sem deficiência (até 20%) a vivência em modalidades paralímpicas, de maneira recreativa e lúdica, bem como difunde o Movimento Paralímpico por todo o território nacional. Podem participar crianças e jovens, de 7 a 17 anos, sendo que cada núcleo recebe até 20% de inscritos sem deficiências.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por