
Poucas pessoas ainda devem se lembrar de José Maria Pena na Funorte, mas ele passou por aqui sim e ajudou a equipe a subir para o Módulo I do Campeonato Mineiro em 2010. O ex-jogador faleceu na última quarta-feira, em Belo Horizonte, aos 70 anos. As causas ainda não foram divulgadas.
O acesso com a equipe montes-clarense foi após o Mamoré, de Patos de Minas, ser punido pela escalação irregular de um jogador. O Funorte então conseguiu subir de divisão.
Conhecido por ser um treinador incisivo e que cobrava bastante dos comandados, ele deixou a equipe no ano de participação na elite do Estadual.
Foi ele quem também ajudou a rebaixar o Formigão no Campeonato Mineiro de 2011, quando estava à frente do Democrata de Governador Valadares. Derrota por 5 a 2 no último jogo do torneio.
O diretor executivo da Funorte destacou o trabalho realizado e o papel importante dentro do clube em trajetória no Norte de Minas. “Precisávamos disciplinar o grupo e termos um treinador vencedor e que nos ajudasse a trilhar o caminho do acesso, E o Zé Maria Pena veio para cumprir essa missão que foi acordada entre a diretoria e sua comissão técnica. Trabalhar com o Zé Maria Pena foi de muito crescimento para todos nós em geral que trabalhávamos no FEC durante o período em que administramos o Formigão”, elogiou.
Pena também foi ídolo na capital. No Atlético, atuou nas categorias de base. O ex-lateral-direito defendeu a equipe entre 1968 e 1971 - ano do título brasileiro do alvinegro. No currículo, títulos importantes com a camisa do Galo: campeão mineiro de 1970 e da Taça Belo Horizonte de 1971 e 1972. Marcou um gol em 146 jogos disputados.
Foi treinador e em 2001 chegou a comandar o time em sete partidas. Treinou equipes tradicionais do interior de Minas Gerais, como Uberlândia e Democrata de Governador Valadares.
GUARAGALO
Em 1984, comandou o Guarani de Divinópolis, que tinha praticamente toda a equipe formada por jogadores revelados nas categorias de base atleticana.
E surpreendeu o Atlético, pois chegou às semifinais do primeiro turno (Taça Minas Gerais), com uma vitória por 2 a 1 sobre o Galo, em pleno Mineirão. Já o Galo ficou de fora da reta final da primeira fase.
O Atlético, em nota, disse que “lamenta profundamente o falecimento de José Maria Pena, ocorrido no final da tarde desta quarta, e se solidariza aos familiares e amigos do ex-lateral e treinador Atleticano”.
*Estagiário sob supervisão do editor
