No próximo sábado, dia 10, começa a 18ª edição da Superliga Nacional de vôlei masculina. O Montes Claros participa pela terceira vez consecutiva da principal competição de vôlei do país. O time estreia contra o Campinas, às 18h, no ginásio Taquaral, em Campinas.
Os atletas do Pequi Atômico estão focados para o jogo. Nestas quarta e quinta-feira, o time treinou em dois períodos. Na sexta-feira, a delegação viaja pela manhã para Campinas.
Na temporada 2009/2010, o time foi vice-campeão, sendo a sensação da competição. Em 2010/2011, o Pequi Atômico terminou em sexto lugar.
Para esta temporada, o time trouxe nove reforços: os ponteiros Reffatti, Ricardo Serafim e Leo Caldeira, os opostos Pereyra e Tuba, o levantador Rafinha, o líbero Jair e o central Silêncio.
Da última Superliga manteve o líbero Fábio Paes, os centrais Alberto e Tiago Salsa, os ponteiros Breno e Mateuzão e o levantador Guilherme.
Na comissão técnica, a equipe renovou contrato com o assistente técnico Leandro Dutra, o fisioterapeuta Jomar Almeida, o estatístico Rodrigo Fuentealba e o supervisor Willian do Prado.
O time ainda está sem treinador, mas deve acertar nos próximos dias com o ex-jogador Carlão, que já rescindiu seu contrato com o SporTv e o Banco do Brasil para defender o Pequi Atômico. Ele também realiza o curso técnico nível III que o credencia como treinador apto para atuar na Super Liga.
Por enquanto, quem está no comando interinamente é o assistente técnico Leandro Dutra, atual estatístico da Seleção Brasileira Juvenil.
Com este elenco a equipe foi vice-campeã da Copa Volta Redonda em setembro e terminou em terceiro lugar no Campeonato Mineiro em Novembro.
Superliga 2011-2012
Nesta temporada 2011-2012, a Superliga Nacional de vôlei masculina terá a participação de 12 equipes: Montes Claros, Cruzeiro, Minas, UFJF, Sesi/SP, Vôlei Futuro, Campinas, São Bernardo, RJX, Volta Redonda/RJ, Florianópolis e Londrina.
Na primeira fase, as equipes jogarão em sistema de turno e returno. As oito equipes mais bem colocadas na fase classificatória passam para as quartas-de-final, que vão ser disputadas numa série melhor de três jogos. Os semifinalistas decidem a vaga para a final no mesmo sistema de disputa das quartas-de-final. A grande decisão masculina está prevista para o dia 21 de abril, no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.