Heberth Halley
Repórter
Com a lambança do árbitro Joel Tolentino da Mata Júnior, o Funorte foi derrotado pelo América de Teófilo Otoni por 5 x 1, gols de Rogélio Ávila (2), Jonata Obina (2) e Bruno Barros, na tarde do último sábado, 12 de março, no estádio Nassri Mattar, em Teófilo Otoni, pela sexta rodada do campeonato mineiro da primeira divisão.
O árbitro Joel Tolentino da Mata Júnior, que foi o nome do jogo, fez diversas lambanças prejudicando o Funorte. A principal dela foi marcar um pênalti que não houve para o América e ainda expulsar o zagueiro Anderson Mendes ainda no primeiro tempo. O gol desestruturou o Funorte, que mandava em campo. No segundo tempo, o árbitro Joel Tolentino não marcou pênalti em Edenilson e ainda deu cartão amarelo.
JOGO
No primeiro tempo, o Funorte foi muito melhor que o América. Teve grandes chances de marcar, criou muito, mas o goleiro Fábio Noronha fez boas defesas. Aos 42 minutos do primeiro tempo, Rogelio Ávila cai na área, e mais uma vez entra em cena o árbitro Joel Tolentino da Mata Júnior, que marca pênalti bastante contestado pelos jogadores do Funorte e ainda expulsa o zagueiro Anderson Mendes. Rogelio Ávila cobra e abre o marcador.
No segundo tempo, mesmo com um jogador a menos, o Funorte mostra muita vontade e determinação. Mas aos 16 minutos, é surpreendido. Numa jogada pela esquerda, Bruno Barros amplia para o América.
Logo após o gol, o técnico Luiz Eduardo coloca Edenilson no lugar de Dandão. O Funorte não estava morto e, aos 22 minutos, numa boa jogada pela esquerda de Stanley, cruza para Edenilson, que tinha acabado de entrar, marcar de cabeça para o Funorte. Cinco minutos depois, o América amplia com o atacante Rogélio Ávila. Minutos após, Edenilson entra na área é derrubado pela defesa do América, mas o árbitro Joel Tolentino não marca nada e ainda dá cartão amarelo para Edenilson. Na sequência, aos 32 minutos, Cris é derrubado na área e mais uma vez Joel Tolentino marca pênalti. Jonata Obina bate e faz 4 x 1 para o América. Aos 39 minutos, Jonata Obina marca o quinto para o América.
- A gente tem que jogar contra tudo e contra todos, até contra a arbitragem - disse chateado e indignado o goleiro Rafael Barrios.
FICHA TÉCNICA
América-TO: Fábio Noronha, Osvaldir, Jadson, Luís Henrique e Bruno Barros (Flavinho), Luisinho, Felipe Dias, Leandrinho (Diogo Alves) e Cris (Giovani), Jonathan Obina e Rogélio Ávila. Técnico Gilmar Estevam.
Funorte: Rafael Barrios, Fabricinho (Diogo), Anderson Mendes, Binho, Vinícius, Caio Vilela (Elbinho), Marcelino, Anderson Toto, Stanley, Ualisson Mineiro e Dandão (Edenilson). Técnico Luiz Eduardo.
Arbitragem de Joel Tolentino da Mata Júnior, auxiliados por Mauro Antônio Ferreira Santos e Frederico Soares Vilarinho.
Gols: Rogelio Ávila (42 min primeiro tempo e 27 min do segundo tempo) e Bruno Barros (16 min segundo tempo), Edenilson (20 min segundo tempo)
Cartão amarelo: Marcelino e Edenilson (Funorte) e Leandrinho e Cris (América)
Cartão vermelho: Anderson Vieira (Funorte)
PRÓXIMO CONFRONTO
No próximo sábado, dia 19, o Funorte encara o Cruzeiro, às 16h, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. .