Nomes como Montalban, Jonhson, Geraldinho Prates, Charlão, Harrison, e recentemente Vitão e Jair Amintas são espelhos para os jovens montes-clarenses que sonham em se tornar atletas profissionais de vôlei. Mas falta de apoio fazia com que Montes Claros não pudesse despontar ou ter mais revelações na modalidade no cenário esportivo nacional. No último sábado pela manhã, pode ter pintado uma ponta de esperança ao vôlei montes-clarense após reunião entre o secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Sebastião Pimenta e os analistas técnicos de eventos da FMV – Federação mineira de vôlei, Vitor Gil e Jorge Brasiel. Foram discutidos várias propostas para possível parceira entre a prefeitura de Montes Claros e a FMV para a promoção do vôlei na cidade e região.
- Estamos aqui a pedido do presidente da Federação, Carlão, para tentar fomentar o vôlei de Montes Claros, que revelou tantos atletas para o Brasil – diz Jorge Brasiel, que também é árbitro da FMV.
Dentro das propostas apresentadas pelos membros da FMV está à criação da copa regional norte de vôlei, num sistema de regionalização do campeonato mineiro e realização da quinta etapa do campeonato mineiro de vôlei de areia em Montes Claros, além do projeto Social Viva Vôlei.
O secretário Sebastião Pimenta e adjunto Jaime Tolentino, mostraram total interesse em sediar as competições e solicitaram em contrapartida, aos representantes da FMV, que trouxesse um grande evento da modalidade como forma de divulgar ainda mais a modalidade na cidade.
- Na década de 80, Montes Claros respirava vôlei. Chegamos a montar uma quadra dentro do campo do Cassimiro, trouxemos o time do Bradesco, que tinha atletas como Bernard e Bernandinho e deu certo. A intenção agora é resgatar o vôlei de Moc com um grande evento em Moc – diz o secretário adjunto Jaime Tolentino.
Jorge Brasiel salientou que a proposta do presidente da FMV e ex-campeão Olímpico, Carlão, é fazer com que todas as regiões de Minas Gerais tenham o vôlei em evidência.
- A FMV vai facilitar e tentar viabilizar a participação daquelas prefeituras que não tenham recursos para participar das competições estaduais. A partir daí, em disputa, o time teria como credibilizar para conseguir futuros patrocinadores – explica Jorge Brasiel, que diz ainda que é preciso trabalhar a base, molhar a semente para se ter frutos no futuro. Com isso, selecionar os melhores para a seleção do município e assim representar bem a cidade.
PROJETO VIVA VÔLEI
Dentro das propostas de fomentar o vôlei montes-clarense estaria à implantação do projeto social Viva Vôlei em Moc, que atenderia crianças e jovens de toda a cidade para a prática do vôlei.
Os membros da FMV irão marcar com o presidente da entidade, Carlão, para vir a Montes Claros para uma reunião com o prefeito Luis Tadeu Leite para tentar fechar parceria no sentido de promover o vôlei em Montes Claros, além de montar um núcleo da modalidade e com isso realizar competições e festivais em escolas, clubes e bairros.
MINEIRO DE VÔLEI DE AREIA
Dentro das propostas de parceria com a FMV, Montes Claros seria sede da quinta etapa do campeonato mineiro de vôlei de areia, no mês de setembro. Na proposta, seriam montadas duas arenas com quadra de areia e arquibancada em local e data a ser definida pela coordenação do evento. A primeira fase será realizada nos dias 11 e 12 de abril em Barbacena. Os atletas montes-clarenses interessados em participar da competição deverão registrar na FMV e na CBV – Confederação brasileira de vôlei para contar pontos para o ranking.
