São cerca de quatro anos de trabalho e o projeto da Escola Estadual Carlos Albuquerque já tem colhido bons frutos. A cada disputa as meninas do Carlão mostram o que têm de melhor: força e garra. Seja na quadra ou no campo essas características são notadas em cada partida.
No futsal, para o próximo desafio nos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg), o grupo realizada uma feijoada para adquirir fundos que irão custear a viagem para participação em mais uma fase.
Para conseguir integrar as melhores equipes mineiras, o grupo terá que juntar cerca de R$ 1.500. Desta forma, foi pensado em produzir o prato típico, que será vendido no sábado, 13 de julho, das 11h às 13h. O preço é R$ 10.
Toda a quantia levantada será usada em prol da viagem das atletas. Elas garantiram vaga para a etapa estadual e ainda não sabem o que é perder este ano.
Treinadora e idealizadora do projeto, Daiany Spínola reforça o papel importante que o Carlão terá neste próximo desafio. “É fundamental ajudar, uma vez que o nome da cidade será representado pela escola. Importante ressaltar que é a única escola pública de Montes Claros classificada, pelo segundo ano consecutivo, no estadual”, comenta.
Daiany chama a atenção para a falta de apoio que as meninas ainda sofrem em todo o Brasil com relação ao esporte. Este ano, por exemplo, o Carlos Albuquerque foi campeão da Copa José Maria Melo, que teve pela primeira vez a categoria feminina.
“O futebol feminino tem tomado uma proporção bacana nesses últimos anos, porém sabemos que sem a base não teremos futuro. A ajuda não é para nós, é para o futuro da nossa modalidade na cidade”, completa a treinadora.
SUCESSO
Em 2019, o nome de Montes Claros será representado em todo o Estado pela equipe pelo segundo ano seguido, desta vez na categoria sub-17, no módulo II. É a etapa estadual dos jogos escolares, que reúne as escolas campeãs nas seis regionais e os quatro primeiros no xadrez para cada módulo e naipe.
No regional dos Jemg, realizado no mês passado em Três Marias, foram quatro partidas. A primeira foi uma sonora goleada de 21 a 0 contra o Augusto de Lima. No segundo jogo, a vitória foi diante de Rio Pardo de Minas, com 6 a 3 no placar final.
Assim, chegou à semifinal e conquistou mais um resultado elástico – 8 a 2 nas meninas de Icaraí de Minas. A final foi mais apertada, mas nada que atrapalhasse os planos. O triunfo veio com o 3 a 2 contra Rio Pardo de Minas.
Agora, a próxima parada é em Uberlândia, de 29/7 a 3/8, quando farão parte as modalidades de atletismo, badminton, basquetebol, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez.
A Feijoada do Carlão será realizada no próximo sábado, na avenida 7 de Setembro, 337, bairro Maracanã.
*Estagiário sob supervisão do editor