O Montes Claros-Funadem volta a jogar hoje pela superliga nacional de vôlei. Será a primeira partida do returno da competição e o adversário é o Sesi-SP, um dos grandes favoritos ao título ao lado do Sada-Cruzeiro, Cimed, Pinheiros, Montes Claros e Vivo-Minas. O jogo será às 18h30, no ginásio do SESI/Vila Leopoldina e o time montes-clarense busca mais uma vitória.
No primeiro turno, o Montes Claros perdeu na estreia da competição por 3 sets a 1. Esta foi a única derrota da equipe norte mineira em casa. Mas agora mais entrosado e embalado de uma seqüência boa de vitórias, o time do técnico Talmo Oliveira, espera trazer mais dois pontos fora de casa.
Na opinião de Ezinho, ponteiro do Montes Claros, o foco agora é no returno da Superliga, sabe que terá várias dificuldades, mas que o time está preparado.
- Conhecemos mais nossos adversários para o returno e sabemos das dificuldades que vamos encontrar. Mas estamos preparados para chegar bem aos play-offs – diz Ezinho, que já foi campeão da superliga quatro vezes e corre atrás do pentacampeonato para sua carreira.
O Montes Claros-Funadem fechou o turno da fase classificatória da superliga na terceira colocação, com 30 pontos em 16 jogos, sendo 14 vitórias e duas derrotas. Foi a primeira melhor equipe no fundamento saque e terceira no ataque. Lorena, oposto do Montes Claros, é o maior pontuador, com 277 pontos – 220 pontos de ataque, 18 de bloqueio e 39 de saque. O ponteiro Diogo Silva é o terceiro melhor no fundamento ataque com 36,82% de eficiência.
No intuito de esclarecer os critérios de classificação da Superliga feminina e masculina 09/10, a Unidade Técnica da CBV - Confederação Brasileira de Voleibol reafirmou, na última sexta-feira, dia 05, que a competição em ambos os naipes não terá campeões de turno e nem de returno. Os resultados obtidos são cumulativos e servirão para classificar os oito primeiros colocados, que jogarão os playoffs, conforme regulamento do campeonato.
Caso haja alguma diferença no número de partidas entre as equipes ao final do turno, a mesma será igualada na última rodada do returno, quando todos os times terão o mesmo número de jogos disputados e serão conhecidos os oito classificados para as quartas-de-final. Se houver algum empate na classificação por pontos ganhos, os times irão se confrontar nos critérios de desempate, que são: set average (divisão dos sets ganhos pelos perdidos), seguido de point average (divisão dos pontos feitos pelos sofridos) caso a equivalência permaneça.