A equipe de futsal de surdos de Montes Claros viaja hoje às 23h, com destino a Patos de Minas para a disputa da primeira fase do campeonato mineiro de surdos, promoção da FMDS – Federação mineira de desportos dos surdos.
Os garotos de Montes Claros que foram vice-campeões mineiros em 2004, esperam conquistar o tão sonhado título mineiro e consequentemente garantir classificação para a o campeonato brasileiro no mês de novembro, também em Patos de Minas.
A responsável pela parte de comunicação da ASMOC – Associação dos surdos de Montes Claros, Veronícia, diz que a expectativa é de que Montes Claros se classifique para o brasileiro.
- Temos muitos atletas com potencial – diz Veronícia.
Caso se classifique para o brasileiro, os atletas poderão ter a oportunidade de serem convocados para a seleção brasileira de surdos para representar o país no mundial de surdos em 2010 em local ainda a ser definido.
A equipe montes-clarense fará apenas um jogo no sábado, às 16h, contra Uberlândia e se sentem preparados para o confronto. O time realizou na última quinta-feira à noite, o último treino no ginásio Darcy Ribeiro, no MCTC – Montes Claros Tênis Clube antes da estreia na competição.
Para o jogador montes-clarense, Alexandre Soares, o surdo tem a mesma capacidade de um atleta com a visão normal. A única diferença é que eles não escutam.
- Para a comunidade surda montes-clarense é de grande importância os nossos atletas estarem participando nos jogos, pois assim teremos mais uma vez a oportunidade de mostrar à sociedade a capacidade que os surdos têm. Esperamos contar com o apoio da secretaria da Juventude, Esporte e Lazer para os outros eventos futuros do esporte da Asmoc – diz a assessora da Asmoc, Veronícia Leite.
Para a vice-presidente da Asmoc, Rosana Fróes, mais uma vez a Asmoc monstra o respeito e o progresso que já está alcançando e ainda alguns dos nossos jogadores, verdadeiros craques, terão a oportunidade de ser escolhidos como destaque à nível nacional e isso certamente elevará o nome do esporte de Montes Claros.
(foto: HEBERTH HALLEY)
A vice-presidente da Asmoc, Rosana Froes Santos,
junto a galeria de troféus.
Os atletas são: Gustavo Xavier, Leandro Pereira, José Renato Martins, Almiro de Jesus, Flávio Braz, Vandivaldo Ribeiro, José Rilton Fonseca, Fhelipe Tornelly, Jonathan Silva e Alexandre Soares.
A delegação montes-clarense viajará com 17 membros, sendo 12 atletas e cinco da comissão técnica.
