Logotipo O Norte
Segunda-Feira,15 de Setembro

Equipe de futsal da Tornearia Spalla comemora 15 anos

Jornal O Norte
Publicado em 16/12/2010 às 16:43.Atualizado em 15/11/2021 às 06:47.

Em 1995, o então empresário e proprietário da Tornearia Spalla Waldomiro Figueiredo resolveu montar uma equipe de futsal para representar o nome da empresa nos campeonatos da cidade.



- O time de futsal da Spalla nasceu da minha desistência de jogar bola. Eu era apenas um peladeiro. Mas eu queria agregar a minha vida ao esporte, juntamente com família e fé e daí surgiu o time de futsal – conta Waldomiro.



null


Dentre alguns títulos, o time foi tricampeão


da Copa Inter TV - fase municipal



Os primeiros treinos da equipe eram realizados na quadra do Sesiminas, onde atualmente é o ginásio do clube. O treinador era o próprio Waldomiro e, na época, contava com jogadores como Cláudio Kan, Carlos, Geo, Gão e Alan.



No início, vários atletas vestiram a camisa da Tornearia Spalla. Alguns pararam de jogar, e outros foram para outras equipes como: Werick, Cesário, Nenê, Paulinho, Toninho Galego, Jean, André Brecha, Jairo, Renatinho, Guilherme, Fabricinho (in memorian), Getúlio, Chapa, Celsinho, além de Toninho Buballo e Fernando, que inclusive disputaram uma Copa TV Grande Minas pela Spalla.



A equipe ganhou projeção devido aos vários torneios disputados na cidade e se tornou um time de futsal de respeito na cidade e região. Em 1998, o diretor-presidente da equipe Waldomiro Figueiredo contratou o técnico Eduardo, o Duda, que fica sete anos no comando da equipe.



Devido aos bons campeonatos, sempre estando nas fases finais, o time se tornou uma das principais equipes da cidade e começou a entrar para a história do futsal montes-clarense. Mas os títulos demoraram a surgir. Foram sucessivos segundos lugares nas copas TV Grande Minas, Copa rádio 93,5 FM, Campeonato Piloto, Torneio de Verão, Campeonato Norte Mineiro, dentre outros.



A Tornearia Spalla sempre batia na trave e ficava com o vice-campeonato, até que, em 2002, com o reforço dos jogadores do Santos Reis, conquistou o auge, com o título da Copa TV Grande Minas - fase municipal, num jogo inesquecível contra a Palimontes. O time perdia por 5 x 4, faltando dois minutos, mas vira para 6 x 5 e conquista o tão sonhado título. Os campeões daquele ano foram: Silvano, Cláudio, Mentinha, Dirceu, Serginho, Paulinho, Nenê, Toninho Galego, Gão, Wagner e Dé.



O time começou a encontrar os caminhos do título e, quando chegava na final, era um adversário difícil de ser batido. Em 2004, a Spalla conquistou o bicampeonato da Copa Inter TV - fase municipal e foi campeão pela primeira vez da copa rádio 93,5 FM. O time ainda seria vice na copa Pentáurea.



A equipe começou a ganhar cara nova com outros novos jogadores como: Tupã, Nenê, Zé Maria, Paulinho, Alan, Danilo, Marcelo, Gão, Xaropinho, Marden, entre outros. Com os bons resultados no ano, o treinador Eduardo foi agraciado com o troféu Bola Cheia Marcelino Paz do Nascimento, como o melhor treinador de futsal de 2004.



Em 2006, a Spalla conquistou o bicampeonato da copa rádio 93,5 FM de virada em cima da Elster-Funorte, por 5 x 4. Naquele ano o time foi campeão com: Tupã, Hermes, Zé Maria, Branquinho, Alan, Guilherminho, Xaropinho, Gão e Michtelli. Além do título da Copa Penatáurea



O time se tornou uma referência no futsal montes-clarense. Em todas as copas de futsal a Tornearia Spalla esteva presente. Em 2007, o técnico Roney, sobrinho do diretor-presidente, Waldomiro Figueiredo, começou a ajudar a equipe. No ano seguinte, assumiu o comando da equipe, que então era do técnico Duda.



Roney fez um novo trabalho com o time e contou com jogadores como: Marcos Felipe, Xaropinho, Ezinho, Alan, Deda, Hermes, Gão, Cris, Tiago Faison, Claudinho, Vinícius, Branquinho, entre outros, e, em 2009, conquistou o tricampeonato da Copa Inter TV em cima do Montes Claros por 4 x 3.



Este ano, a equipe não conquistou nenhum título. Foi eliminado do Torneio de Verão, Copa Inter TV, rádio 93,5 FM e da copa TV Geraes. Atualmente, o time disputa a Copa Montes Claros, com duas equipes. A equipe ‘A’, garantiu vaga para a segunda fase da competição.



- Me sinto extremamente realizado dentro da nossa proposta de praticar o esporte. Para mim é uma alegria imensa manter este time por 15 anos. Estamos apenas debutando. Sou apaixonado pelo futsal e, nesse tempo, tenho conseguido agregar esporte e família, que é o nosso principal objetivo. Foram inúmeras conquistas e só tenho a agradecer pelas pessoas que contribuíram com o time de futsal da Tornearia Spalla. Conquistamos várias amizades principalmente com os nossos adversários, da qual temos um bom relacionamento, além da união da família do nosso time e isso é gratificante - diz Waldomiro Figueiredo, que salienta ainda que, para ele, é um prazer fazer parte da história do futsal de Montes Claros.



No próximo sábado, dia 18, a diretoria da equipe realiza uma festa de confraternização pelos 15 anos de existência da Tornearia Spalla futsal com atletas, comissão técnica, familiares e convidados.



BATE BOLA COM O PRESIDENTE



Principal ídolo da Spalla: - Sem dúvida, Alan



Qual o atleta que mais vestiu a camisa da Spalla: - Também foi Alan, mas Gão foi o que mais disputou competições.



Maior alegria: - Foi a vitória em cima da Palimontes na Copa Inter TV em 2002.



Maior tristeza: - A derrota para o time da Temper Vidro em 2008.



Título mais importante: - Os três da Copa Inter TV, sendo o mais empolgante o de 2002.



O maior adversário: - Sem dúvida, o MCTC.



Principais títulos: - Tricampeão da Copa Inter TV, bicampeão da copa rádio 93,5 FM e campeão do Torneio do Pentáurea

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por