Heberth Halley
Repórter
O Funorte encara hoje o rival América de Teófilo Otoni, às 17h, no estádio Nassri Mattar, pela sexta rodada do Campeonato Mineiro da primeira divisão. O time montes-clarense, que ocupa a vice-lanterna com apenas dois pontos, espera conquistar a primeira vitória na competição. Os jogadores e comissão técnica sabem que será um jogo difícil por se tratar, principalmente, de um clássico entre as duas equipes e pela rivalidade, e entendem também que é hora da reação.
Após cinco jogos e somando apenas dois pontos, a diretoria do Funorte apostou no retorno de Luiz Eduardo que teve sucesso com o Formigão, sendo inclusive campeão da segunda divisão em 2008, título conquistado pelo Funorte no futebol profissional.
Com a parada do Campeonato Mineiro, devido ao carnaval, o treinador do Funorte teve duas semanas para observar a equipe e se preparar tanto tática como psicologicamente, principalmente, pelo fato de o Funorte passar por um momento delicado na tabela de classificação.
- Sabemos da situação do Funorte, mas não podemos pensar em não ser rebaixado e sim em conseguir uma vaga para as semifinais. Temos que pensar alto - afirmou Luiz Eduardo.
Nessa semana, o técnico do Formigão treinou a parte tática e posicionamento e espera que na sua reestreia no comando do Funorte seja de vitória. Ele não deverá fazer grandes mudanças na equipe e pelo que tudo indica deverá manter a equipe base que vinha atuando com algumas alterações, mas disse que irá definir só mesmo nos vestiários.
RIVALIDADE
A rivalidade entre as duas equipes foi criada num passado recente quando Funorte e América disputavam a segunda divisão e o módulo II. O Funorte não tem um bom retrospecto diante do Mecão Maravilha. Foram cinco jogos, sendo três derrotas e dois empates. Mas em 2008, quem riu por último foi o Formigão que sagrou-se campeão mineiro da segunda divisão. O América ficou como vice. Ambas as equipes subiram para o módulo II. Já em 2009, o América terminou a competição em terceiro lugar e o Funorte ficou em quarto atrás apenas por um ponto. Com a decisão do Rio Branco de Andradas em não disputar o Campeonato Mineiro de 2010, o América foi convidado a disputar a elite do futebol mineiro.
- Já virou uma rivalidade pelo passado recente, mas o que os torcedores fizeram em levar um caixão no jogo entre América x Funorte, enterrando o Funorte, foi uma brincadeira que passou dos limites. Não deveria ter feito isso - diz Luiz Eduardo.
O treinador do Funorte, Luiz Eduardo, passou diversas orientações táticas e acertou o posicionamento da equipe para o jogo contra o América de Teófilo Otoni, nete sábado, às 17h, no estádio Nassri Mattar. Segundo o técnico o vencedor será aquele que errar menos.
- É um jogo onde temos que ter muita atenção. Quem errar menos vence - diz Luiz Eduardo.