Duelo da longevidade

River x Cruzeiro tem como marca a grande sequência de seus respectivos treinadores

Luciano Dias
23/07/2019 às 06:04.
Atualizado em 05/09/2021 às 19:39
 (Ricardo Bastos/arquivo Hoje em Dia)

(Ricardo Bastos/arquivo Hoje em Dia)

O confronto de hoje, às 19h15, no Estádio Monumental de Núñez, entre River Plate, da Argentina, e Cruzeiro, pelas oitavas de final da Copa Libertadores, coloca frente a frente os dois treinadores mais longevos da competição. Marcelo Gallardo, que chegou ao time argentino em junho de 2014, enfrenta pela primeira vez Mano Menezes, no Cruzeiro desde agosto de 2016, num duelo entre dois técnicos “copeiros”. O jogo de volta entre os dois clubes será no dia 30, no Mineirão, também às 19h15.

Responsável direto por recolocar o River como protagonista do continente, Muñeco (Boneco), como é chamado pela torcida millonaria desde os tempos de jogador, é o treinador mais vitorioso da história do clube. A conquista da Recopa da Sul-Americana contra o Athletico-PR, em maio, foi o décimo título, ultrapassando Ramón Diaz, que tem nove.

Gallardo é referência no River Plate. Idolatrado como jogador e técnico, participou de três das quatro conquistas de Libertadores – 1996, como atleta, e 2015 e 2018, como treinador.

Enquanto o comandante do River ostenta dois títulos como treinador da competição, Mano Menezes, referência quando o assunto é longevidade em um clube no Brasil, busca a primeira conquista.

Depois do bi da Copa do Brasil, em 2017 e 2018, o sonho do técnico cruzeirense é conquistar pela primeira vez a América. Na Libertadores, Mano ficou no quase em 2007, quando comandava o Grêmio e perdeu a decisão para o Boca Juniors, maior rival do River.

Pela Raposa, a única participação na competição aconteceu no ano passado, e novamente os xeneizes levaram a melhor, desta vez nas quartas de final.

Para Mano Menezes, a manutenção do trabalho de Gallardo no River Plate é a receita do sucesso do treinador adversário. “São duas equipes com ideias claras de jogar futebol, embora diferentes. O River Plate vem conquistando títulos importantes em função da manutenção do trabalho do treinador, de suas ideias de jogo e de uma boa execução por parte dos jogadores”, destacou o técnico cruzeirense.
 
GALLARDO X CRUZEIRO
O técnico do River Plate já enfrentou o Cruzeiro pela Libertadores, também nas quartas de final. Em 2015, a Raposa venceu a partida de ida por 1 a 0, em Buenos Aires, mas foi goleado no jogo da volta, no Mineirão, por 3 a 0. O time millonario avançou e conquistou o título da competição.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por