No próximo dia 05 de janeiro o novo presidente Diu Andrade, assume a direção da LMF – Liga montes-clarense de futebol. Com a entrada do radialista e com a chegada de um novo ano, os dirigentes dos clubes do futebol amador e jornalistas esperam que o futebol amador tenha mais organização em 2006.
Eles entendem que obtendo organização, o futebol amador que era sucesso em outros tempos, voltará a ter credibilidade.
- Espero que nós, dirigentes, juntamente com o novo presidente da LMF, Diu Andrade, possamos sentar e organizar os campeonatos, montar um calendário e conseqüentemente pedir ao poder legislativo que crie uma lei para que sejam destinados recursos de direito para o futebol amador e não de favores – disse o presidente do Cruzeiro do Santos Reis, Iraídes Mendes, o Ide.
O diretor do Thermas clube, Edson Luís de Araújo, o Lula, espera que o futebol amador de Moc cresça mais, principalmente com o novo presidente Diu Andrade.
- Ele tem um bom conhecimento para administrar. Creio que deverá mudar alguma coisa. E esperamos mais organização – ressaltou.
REVIRAVOLTA
Para o diretor do Cassimiro de Abreu, Gilson Albuquerque, o futebol amador deverá ter uma reviravolta. Mas entende que precisa principalmente de organização. Ele diz ainda que o presidente da entidade, Albim Melo, não conseguiu realizar os campeonatos como pretendia por falta de apoio.
- Parece que a secretaria de Esportes não jogava na mesma cartilha. Acho que Diu Andrade tem uma nova mentalidade e poderá mudar o futebol amador – entende o dirigente.
CAMPEONATO LONGO
Já o vice-presidente do Mackenzie, Hélio Luís acredita que Diu Andrade tem uma visão muito boa, pela experiência de administrar a copa Minas Brasil infanto-juvenil.
- É uma pessoa conhecedora da área – analisa.
Ele espera que Diu Andrade possa melhorar as fórmulas de disputa das competições, já que nesses últimos anos, de acordo com as fórmulas propostas, o time preparava e saía na primeira fase.
– Espero que tenha um campeonato longo, pois caso os clubes prossigam de forma errada na primeira fase, possam se recuperar mais à frente – explicou.
LEIS
O diretor do Nacional, Jorge da Sinuca, que esteve afastado do futebol neste ano, disse que é preciso ter mais organização.
- O ano passado teve muita desorganização. Espero que as leis sejam cumpridas - afirmou.
Com relação ao novo presidente da LMF salientou que Diu Andrade é uma pessoa séria.
- Espero que ele tenha pulso para peitar as pessoas e que ele possa voltar com a confiança, credibilidade e transparência no futebol amador que há muito e muito tempo deixaram de existir – disse.
JORNALISTAS TAMBÉM QUEREM ORGANIZAÇÃO
O radialista da rádio Terra, Adeli Mendes disse esperar que em 2006 o futebol amador tenha mais organização, capacitação para os árbitros e respeito ao torcedor. E que o novo presidente dê uma cara nova para o futebol amador de Moc.
O jornalista esportivo do jornal de Notícias, Christiano Jilvan também concorda que falta organização.
- Espero uma organização bem maior, a começar pelo calendário. Diu Andrade poderia voltar também com a segunda divisão, até mesmo por questões técnicas. Há uma diferença nesse aspecto. E que crie mecanismo para que os times estejam envolvidos – analisa o jornalista.
O jornalista George Nande, também do jornal de Notícias tem a mesma opinião de Adeli Mendes e espera que em 2006 o futebol amador possa ter principalmente organização, seriedade e respeito com o torcedor.
- Se o torcedor vai assistir ao campeonato amador, varzeano e Santos Reis, por exemplo, são sempre os mesmo jogadores. Isso poderia melhorar e ao mesmo tempo seria uma forma de valorizar os jogadores. Deveria criar um regulamento para que os jogadores só pudessem jogar em tal competição – explica.