O Minas Olímpica/Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) é a principal competição esportiva/educacional de ensino fundamental e médio de Minas Gerais. Conta com a participação dos 852 municípios, além da cidade de Belo Horizonte. Professores de Educação Física, treinadores, parceiros do evento e pessoas ligadas na organização comentaram a importância do evento, em Montes Claros.
O coordenador geral dos JEMG, Everson Cicarini, disse que a cidade só tem a ganhar com um acontecimento como este, principalmente, nos setores do comércio e rede de hotelaria.
- Os hotéis ficarão lotados, durante a realização do JEMG. Além do mais, trouxe mais renda para o comércio local e isso, sem dúvida, é importante para a cidade que mostra incentivo ao esporte - explicou.
O coordenador da modalidade de Judô, Eduardo Nascimento, acredita que a visibilidade é muito grande para o município.
- É um evento de uma dimensão muito grande. É a primeira vez que Montes Claros sedia a fase estadual e tenho certeza que trouxe inúmeros benefícios. A cidade ficou mais conhecida, ainda pelos diversos atletas que hoje estão aqui participando dos Jogos Escolares”, explicou Eduardo Nascimento, acrescentando que tem certeza que desta edição sairá vários atletas para as olimpíadas de 2016.
O coronel Carpegiani, do 55º Batalhão de Infantaria do Exército, um dos parceiros do JEMG, disse que um evento como este só engrandece a cidade. Segundo ele, mostra que o município tem se preocupado em apoiar o esporte, em todas as suas dimensões. Salienta que o esporte é um aliado da educação e que o 55º BI sente-se honrado em ser parceiro deste grande evento, na realização de provas como o atletismo, uma das principais da competição.
O professor Shinan Costa, que é técnico da Escola Estadual Cidade dos Meninos, árbitro de judô aposentado e mestre 9º Dan, que já arbitrou várias olimpíadas e Copa do Mundo de Judô, parabenizou a cidade pela realização do JEMG. Ressaltou que o município marcou um “golaço” por ter sediado o evento, competição que conta com os principais atletas escolares de Minas Gerais. “A cidade só tem a crescer. É disso que os atletas/alunos precisam: incentivo e apoio. Parabéns à cidade de Montes Claros, pela realização e organização”, disse Shinan Costa.
O professor lembrou ainda que das Olimpíadas Brasileiras Estudantis, antigos Jogos Escolares Brasileiros, da qual os campeões desta fase vão participar, foram revelados vários atletas olímpicos como Aurélio Miguel e Afonso Costa, e acredita que vários atletas, principalmente do judô vão disputar as Olimpíadas de 2016.
O JEMG é uma promoção do governo de Minas Gerais, através da Secretaria do Estado do Esporte e Juventude (SEEJ), em parceria com a Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer e Superintendência Regional de Ensino (SRE).
