#Desafio 10 anos

Em meio à mania na internet, rivais mineiros mostram “foto” da década

Guilherme Guimarães Frederico Ribeiro
18/01/2019 às 07:00.
Atualizado em 05/09/2021 às 16:05

Uma febre nas redes sociais nos últimos dias, o “Desafio dos 10 anos” (ou ten years challenge, em inglês) tomou conta da internet e foi motivo de postagens de artistas, torcedores e até jogadores de futebol, com fotos mostrando a evolução no visual de 2009 para este ano. Mais um fenômeno de origem desconhecida, mas que caiu no gosto popular.

Diante da enorme proporção da brincadeira, fizemos uma versão para os rivais Atlético e Cruzeiro. Uma ‘fotografia” traduzida no comparativo de desempenho de ambos, justamente no dia em que o único clássico mineiro fora dos limites de Minas Gerais foi disputado. Lembra?

Em 2009, Cruzeiro e Atlético se enfrentaram no Uruguai, no Torneio de Verão, que serviu como preparatório para a temporada daquele ano. Levou a melhor na época o time celeste, que venceu por 4 a 2, no Estádio Centenário, em Montevidéu.
 
MELHOROU
Para alvinegros e celestes, é o caso de olhar para trás e concluir que, ao longo desse período, a coisa melhorou bastante – assim tem sido o caso na grande maioria dos casos de quem entra na brincadeira.

Foi justamente no intervalo dos últimos dez anos que o Galo alcançou o maior título de sua história, a Copa Libertadores, em 2013. Em contrapartida, no mesmo ano a Raposa levantou seu terceiro caneco do Campeonato Brasileiro, o segundo desde que a disputa passou a ser por pontos corridos. Além da taça em 2013, o clube do Barro Preto faturou o Brasi-leirão em 2014, anotando mais um bicampeonato em sua história.

No mesmo ano, o Atlético escreveu mais dois capítulos vitoriosos, ganhando a Recopa Sul-Americana e a Copa do Brasil, sendo o mata-mata nacional conquistado justamente em cima do arquirrival.

Fazendo história mais uma vez, o Cruzeiro ainda se tornou o primeiro clube do País a faturar duas Copas do Brasil em sequência (2017 e 2018), batendo os dois clubes de maior torcida, Flamengo e Corinthians.

Bem verdade que alguns momentos desde então não são guardados com tanta saudade – no caso celeste, a derrota na decisão da Libertadores de 2009; pelo lado alvinegro, o 6 a 1 sofrido para o principal rival na última rodada do Brasileiro de 2011, mas o saldo é amplamente positivo.

Muita coisa mudou para Galo e Raposa. Então destaque no campo pelo primeiro, Marques agora é diretor de futebol. Fábio e Henrique, que já defendiam a Raposa, seguem firmes atuando. Agora os dois clubes buscam novas conquistas e miram a Libertadores e o Brasileirão como metas. Será que os mineiros vão “beliscar” algum título importante e melhorar ainda mais a foto de 2019? Ficaremos de olho!

 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por