Foi definida na última semana as chaves do Campeonato Mineiro de júnior 2011. O Funorte, que volta a disputar a primeira fase depois de duas edições, em que já entrava na segunda fase, está na chave B com: União de Itabirito, Patrocinense, Operário de Monte Carmelo e Ipiranga de Manhuaçu.
O sistema de disputa é simples. Todos jogam contra todos em dois turnos, classificando-se os três melhores para a segunda fase, onde se juntam às seis melhores equipes de 2010, caso do Cruzeiro, América, Atlético, Villa Nova, Uberlândia e Contagem.
Erivelto Martins permanece como treinador da equipe. Após a eliminação na Copa São Paulo, os jogadores ganharam folga e já voltaram aos treinos visando à estreia do campeonato mineiro no dia 19 de março.
No ano passado, o Funorte ficou em sétimo lugar, mas, este ano, a equipe espera fazer bonito, como foi em 2008 e 2009, quando a equipe montes-clarense foi bicampeã do interior e chegou por duas vezes em terceiro do estadual.
A equipe deve contar com a base que disputou a Copa São Paulo com jogadores como Lenilton, Iago, Fayllon, Ricardo, Roger, Felipe, Vitinho, Sávio e ainda poderá ter o reforço de jogadores que estão treinando na equipe profissional, como Marcus Vinícius, Daniel, Esquerdinha, Gabriel, Rafael Felipe e Mauro.