
Antes de se mudar para São Paulo, a cidade natal, o boxeador Ed Carlos Soares Macedo morou em Montes Claros. De 2006 a 2012, teve apoio da Funorte para desenvolver o esporte que tanto ama. Por aqui, conquistou títulos e cravou o próprio nome no cenário esportivo. Dono de importantes medalhas, o atleta diz que os projetos sociais e a busca por mais conquistas o enchem de esperança.
Após cerca de seis anos sem passar pelos ringues norte-mineiros, Ed Carlos retorna à região para participar do 5º Águia Dourada Combat, na cidade de Porteirinha.
Paulista, mas com raízes norte-mineiras. Assim Ed Carlos se descreve. Os pais e avós são da cidade vizinha Januária.
O atleta, hoje com 45 anos, conta que o gosto pelo esporte veio com o tempo. “Aos 16 anos, comecei a fazer a capoeira, pois era muito bagunceiro na rua. Fui contra minha vontade, por meu pai e minha mãe, mas gostei e continuei até me graduar professor. Encontrei também um professor rígido, chamado Mestre Jacaré”, diz.
Nesse meio tempo, veio o primeiro contato com o kickboxing e com isso Ed Carlos se tornou faixa preta. Depois, conheceu o boxe. O resultado foi a conquista de títulos de prestígio como a Forja de Campeões, que revelou o ex-boxeador Maguila. Outra vitória foi o tricampeonato brasileiro pela Federação Nacional de boxe profissional.
Ed Carlos conta que é apaixonado por Montes Claros. Aqui conseguiu o apoio da Funorte, o que culminou em mais vitórias.
“Foi por meio da Funorte que consegui um título importante na minha carreira, que é o Sul-americano. Antes deste título, eu já era bicampeão do mesmo, pentacampeão brasileiro e também tinha outras vitórias que consegui graças à ajuda da Funorte”, ressalta.
CURRÍCULO
Ao longo da jornada, Ed Carlos já levou a melhor em combates nos pesos mosca, galo e pena, além de faturar no boxe e kickboxing.
Em 2018, foram quatro lutas no boxe profissional, com duas derrotas e duas vitórias. No kickboxing, sete combates em que perdeu três e ganhou os demais, com dois nocautes.
O foco do esportista para este novo ano é trabalhar com projetos sociais em cidades do Norte de Minas, quando fará visitas para dar assistência em São Paulo e participar de outras competições do calendário nacional.
“Vou fazer o impossível para conseguir o quinto título brasileiro na minha categoria peso-pena do kickboxing, na modalidade k1, e estou atrás do tricampeonato Sul-Americano. Já tenho dois. Então, este ano eu pretendo conseguir, que é um evento muito disputado”.
Ed Carlos conta que no fim de novembro o comitê olímpico reconheceu a modalidade como esporte olímpico, o que é considerado uma conquista para os praticantes e servirá para outros atletas disputarem medalhas olímpicas.
COMPETIÇÃO
Em Porteirinha, neste sábado, às 19h, Ed Carlos participa do 5° Águia Dourada Combat, que reunirá atletas das mais diversas artes marciais e de outros estados. Contará com o apoio dos desportistas Denilson dos Santos e André Luís para participar e realizar o evento.
Serão dez lutas, com três principais e sete preliminares. O evento acontece na Escola Estadual Miguel José da Cunha, à rua Professora Zanote Bezerra, 186, no Centro.
(*) Estagiário, sob orientação do editor
