Cruzeiro pode ter pior início entre grandes na Série B; Coelho joga pelo G-4

Alexandre Simões
Hoje em Dia - Belo Horizonte
02/09/2020 às 00:17.
Atualizado em 27/10/2021 às 04:26
 (Gustavo Aleixo/Cruzeiro)

(Gustavo Aleixo/Cruzeiro)

Se não vencer o Brasil-RS, às 21h30 de hoje, no Estádio Bento Freitas, em Pelotas (RS), no fechamento da 7ª rodada da Série B, o Cruzeiro terá o pior início de um grande na competição no sistema de pontos corridos, implantado em 2006.

Em 2020, a Segundona do Brasileiro tem os 20 participantes se enfrentando em ida e volta, com 38 rodadas, pela 15ª vez. E nove edições do torneio, contando com a atual, tiveram um integrante do G-12, grupo dos chamados grandes, participando.

Por causa da pena imposta pela Fifa, de perda de seis pontos, a Raposa soma apenas quatro na Série B e, vencendo o Brasil-RS, chega a sete.

A pior pontuação de um grande, na Segundona, após sete rodadas, foram 12 pontos, alcançados pelo Atlético (2006), Vasco (2009 e 2014) e Internacional (2017).

Somando os seis pontos que lhe foram tirados pelo calote ao Al Whada, dos Emirados Árabes Unidos, pelo empréstimo do volante Denilson, em 2016, o Cruzeiro somaria dez. E só não terá o pior início de Série B, na Era dos Pontos Corridos, entre os grandes, se vencer no interior gaúcho.

Já são três partidas consecutivas sem vitória na competição, com apenas um ponto somado nos últimos nove disputados, diante do Confiança, em Aracaju, e derrotas, dentro do Mineirão, para Chapecoense (1 a 0) e América (2 a 1).

O Cruzeiro soma quatro jogos sem vitória porque na última quarta-feira empatou por 1 a 1 com o CRB, em Maceió, e foi eliminado da Copa do Brasil.

Esses números criam um cenário de crise e pressão sobre o técnico Enderson Moreira e sua comissão técnica, que podem viver uma noite de reabilitação ou demissão no interior gaúcho.
 
AMÉRICA
Na sexta colocação da Série B, o América recebe o CSA, também hoje, às 16h30, no Independência, com o objetivo de retornar ao G-4 da competição.

O momento do Coelho é oposto ao da Raposa. O clube não perde há quatro rodadas na Segundona, venceu seus dois últimos jogos e segue na Copa do Brasil, onde enfrentará a Ponte Preta, na quarta fase, adversário conhecido em sorteio na manhã de ontem, na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro.

Os dois clubes fazem o primeiro jogo no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, e a volta no Independência. Quem passar às oitavas de final garante uma cota de R$ 2,6 milhões.

Na primeira rodada desta Série B, América e Ponte Preta se enfrentaram no Canindé, em São Paulo, porque Campinas ainda não podia receber jogos de futebol por causa da pandemia pelo novo coronavírus. E a vitória foi americana, por 1 a 0, gol de João Paulo.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por