No dia 13 de dezembro de 1998, o Cruzeirinho do bairro Renascença conquistava o primeiro título varzeano em cima do Juventude, por 2 x 1, gols de Heberth Halley e Toninho Galego, para o Cruzeirinho e Lola para o Juventude, no estádio João Rebello.
A diretoria e os jogadores que fizeram parte do inédito título preparam uma grande festa em comemoração aos 10 anos da conquista. No dia 28, às 10h30, acontece um jogo festivo entre o time do Cruzeirinho campeão varzeano em 1998, com a participação de todos os jogadores X a equipe máster do Cruzeirinho campeã amadora deste ano.
Logo depois acontece a tradicional confraternização entre os jogadores e familiares.
- Foi um momento marcante para nós jogadores que estávamos começando no futebol montes-clarense. O Juventude era considerada a sensação do varzeano, tanto que havia sido bicampeã em 1996 e 1997 e tentava o tricampeonato. Contava com jogadores experientes, mas a nossa união e o bom futebol prevaleceram e conquistamos o título inédito. A partir daí vieram outros e chegamos ao tetracampeonato varzeano – diz o volante Budoguinho, um dos jogadores importantes na conquista do título daquele ano.
O zagueiro Loroto lembra com muito carinho do título varzeano de 1998 e diz como um dos mais importantes para ele.
O meia Wilton recorda que o time do Cruzeirinho provou que merecia o título.
- Fizemos uma campanha brilhante com várias goleadas e, sobretudo, dentro da casa do adversário. No ano anterior saímos na semifinal, mas montamos um time competitivo e conquistamos o título – diz o meia Wilton.
O meia-atacante Heberth Halley, que fez um dos gols na final também se recorda de jogos memoráveis naquele ano como os 5 x 3 de virada no Juventude na fase de classificação, quando o Cruzeirinho perdia por 3 x 1, faltando 18 minutos. Além dos 10 x 1 no Udinese, do 5 x 1 no Cintrão, que contava com o atleta Murilo ex-São Paulo, dos 3 x 1 em cima do União Novo Delfino na semi-final e da grande final em cima do Juventude por 2 x 1.
- Fizemos grandes jogos. O nosso time estava muito entrosado, unido em busca da conquista do inédito título. Eu era o mais novo do grupo ao lado de Dú Onça, nunca havia disputado um campeonato varzeano e no primeiro ano conquistei o título. Foi um título muito especial – diz Heberth Halley.
CAMPEÕES
O elenco campeão contava com: Juninho, Daltinho, Loroto Roney Saruê, Budogão, Budoguinho, Wilton, Heberth Halley, Toninho Galego, Donizete, Gé, Bananinha, Gilmarzinho, Bena, Joãozinho, Dú Onça, Gigante, Mentinha, Adriano e Evandro. Treinador Geraldão.
