Heberth Halley
Repórter
De hoje a domingo, 13, será realizada no Posto Dángelis, localizado no km 9,7 da BR 251, em Montes Claros, a terceira etapa da 22ª Gincana do Caminhoneiro.
A expectativa da coordenação é que mais de 600 caminhoneiros prestigiem a gincana. A prova será do tipo ‘slalom’ (ziguezague entre cones) no comando de um caminhão, com a meta de percorrer o percurso pré-estabelecido no menor tempo e com menos faltas (sem derrubar cones) para atingir o tempo pré-classificatório estabelecido pela organização. Após classificado para a segunda fase, o caminhoneiro vai para um percurso com maior dificuldade.
A gincana é dividida em seis etapas que serão realizadas durante todo o ano e em cada uma delas são indicados três finalistas, num total de 18 finalistas.
A prova atrai um grande número de participantes, pois o campeão geral será contemplado com um caminhão Volskwagen Constellation 24.250, o vice-campeão com um automóvel Gol 1.0 e o terceiro colocado com um notebook.
Os vencedores de Montes Claros serão anunciados no domingo dia 13 de junho. Eles se juntam aos seis caminhoneiros já classificados nas duas primeiras etapas (Canoas/RS e Campo Grande/MS). A final está marcada para o dia 21 de novembro, no Posto Texano, em Campo Largo/PR.
Além da competição, haverá dentro da programação da gincana, palestras sobre produtividade e lucratividade ministradas pelos engenheiros João Roberto Valdivia e o consultor técnico da NTC&Logística, Antônio Lauro Valdivia Neto. Um dos pontos destacados na palestra serão os principais elementos que podem ajudar a reduzir custos operacionais do dia-a-dia do transportador, além de dicas de manutenção do motor e direção econômica, a importância dos sistemas de filtração e cuidados com os pneus – como calibragem periódica, verificação da pressão e até um reforço sobre as boas práticas de direção.
A gincana do caminhoneiro conta com a promoção da Revista Caminhoneiro, com o patrocínio da Volkswagen Caminhões e ônibus e apoio da Cummins Brasil e Goodyear do Brasil.
