Desde segunda-feira, 26, está sendo realizada a Colônia de Férias Popular, com muita diversão e entretenimento, durante o recesso escolar. Na Praça do Major Prates, por exemplo, a colônia foi iniciada com um desfile. A fanfarra da Escola Municipal Mestra Fininha, que existe há mais de 10 anos, abrilhantou a solenidade de abertura. A faixa etária da garotada participante é de 6 a 13 anos. Neste ano, a novidade foi a participação de adolescentes do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS)
De acordo com o coordenador Jânio Quadros, são unidades envolvidas na colônia, com 200 pessoas, cada, distribuídas em bairros e locais diferentes, totalizando 2.400 participantes.
- Dessa forma, atendemos a demanda de milhares de alunos, que desde o ano passado ficaram satisfeitos com o evento. Neste ano, tivemos a integração de mais parceiros, mais secretarias - concluiu.
Integrantes da Polícia Militar deram palestra visando combater às drogas, nesta terça-feira, 27. Segundo o sargento Érico, este trabalho de conscientização é muito sério e está ajudando muitas famílias.
- O Programa de Erradicação às Drogas (Proerd) desenvolve há anos, em Montes Claros, palestras sobre drogas em escolas, comunidades, centros de convivência, dentre outras instituições. É uma forma de passar informações sobre os riscos dos entorpecentes, como acabam com a vida das famílias, e visando, prevenir contra este mal - ressaltou.
Um dos monitores da Colônia Popular, Murilo Racine, ressaltou a importância de eventos sociais, como este.
- Estamos propiciando atividades lúdicas, recreativas, esporte, lazer, momento de conscientização através de palestras que edificam o crescimento pessoal de cada ser humano. A APAS desenvolve vários tipos de atividades nos centros de convivência e o resultado é muito bom. Sou professor de educação física e acredito na integração do esporte e educação, para o desenvolvimento do cidadão mais consciente e ativo – diz.
Fábio Vinícius Veloso, 08 anos, foi para colônia de cadeira de rodas conduzida por sua mãe, Sirlene Veloso, que participou junto dele do desfile de abertura e acompanhou parte das atividades. Emocionada, ela fala do orgulho de procurar sempre melhorar a qualidade de vida dos seus filhos, mesmo com limitações.
- Todas as mães têm que procurar integrar os filhos em atividades. Fábio não anda, mas está interessado em aproveitar cada vez mais a vida - afirmou.
A colônia de férias popular é uma parceria entre a prefeitura de Montes Claros, através das Secretarias de Esporte, Defesa Social, Educação, Meio Ambiente e a Associação de Promoção e Ação Social (APAS), interage crianças e adolescentes.
