Pablo Caires
Colaboração para O NORTE
Crianças e adolescentes com idades entre seis e 14 anos participam há quatro dias da colônia de férias popular Apase/Funorte em 13 bairros de Montes Claros. O evento, em sua quarta edição, vem conquistando principalmente as crianças entre seis e sete anos. Mesmo com um pouco de sono, por começar às 8h, no período de férias, a empolgação e interesse dos pequenos tem feito a diferença em todos os núcleos participantes.
(PABLO CAIRES)
As crianças do Bairro Maracanã durante gincana.
Para Jacqueline Santos, monitora do bairro Maracanã e acadêmica do curso de educação física, tamanha empolgação pode ser explicada pelo primeiro contato com atividades físicas.
- Trabalho há 15 anos em colônias de férias e prefiro em todas elas trabalhar com crianças menores. É um trabalho inicial. Por não existir aulas de educação física no ensino infantil em muitas escolas, as crianças demonstram maior interesse pelas atividades propostas - diz.
Os bairros participantes, Alto São João, JK, Amazonas, Maracanã, Independência, Santa Rita, Major Prates, Santa Lúcia, Santos Reis, Vila Oliveira, Delfino Magalhães, Vila Sion e Village do Lago têm tido a participação maciça de crianças nesta faixa-etária, o que tem atraído também a participação dos pais, que vão levá-los e acompanhá-los nas atividades. Durante a oficina, são desenvolvidas atividades de leitura, oficinas de artes e atividades esportivas, entre outras.
- Orientá-los quanto à importância do esporte e colocar em prática exercícios que os ajudem a perceber os valores de boa convivência é plantar para colher bons frutos no futuro, o que reafirma o tema da colônia: Esporte e Educação são tudo - conclui a monitora Jacqueline Santos.
