Tudo o que envolve um clássico entre Atlético e Cruzeiro é cercado de muitas expectativas. Quando é decisivo e válido por uma competição nacional ainda mais. Típico também é o anseio dos torcedores para saber quem serão os 11 jogadores que os representarão em campo. A escalação, no entanto, é normalmente guardada a sete chaves pelos treinadores.
Fugindo do habitual no futebol brasileiro, Mano Menezes e Rodrigo Santana estão tendo, graças à parada do futebol nacional para a disputa da Copa América, um longo período de preparação para o mais esperado jogo do ano para atleticanos e cruzeirenses. E a intertemporada já está dando algumas pistas sobre quem serão os titulares dos dois lados na partida do próximo dia 11, quando eles começam a disputar, no Mineirão, às 20h, uma vaga nas semifinais da Copa do Brasil. A volta será dia 17, às 19h15, no Independência.
ATLÉTICO
Com dez dias de treinamentos e a pouco mais de uma semana para o primeiro clássico, Rodrigo Santana vem mostrando que algumas decisões parecem ter sido tomadas. Patric, que aproveitou a ausência de Guga e teve boas atuações, parece ter retomado a titularidade.
O antigo titular estava disputando um torneio na França, com a Seleção Brasileira sub-23.
Alerrandro, o mais novo xodó da massa alvinegra, também vem treinando entre os titulares, assim como Adílson, que briga com Zé Welison pela vaga de primeiro volante. Aí talvez esteja a maior dúvida do treinador atleticano, já que o mesmo deixou claro que o ex-jogador do Vitória lhe dá mais segurança na marcação e o primeiro confronto contra o Cruzeiro será fora de casa.
CRUZEIRO
Diferentemente do rival, a Raposa já entrou em campo para um jogo-treino, o que deixam ainda mais claras as intenções iniciais de Mano Menezes para o clássico do dia 11. Na partida diante do América, na última segunda-feira, na Toca da Raposa II, Jadson foi o titular como segundo volante, posição que desde o início do ano não tem um dono fixo.
Além da saída de Lucas Silva, que retorna ao Real Madrid após o término do empréstimo, a necessidade de improvisar Lucas Romero na lateral direita, pois os dois jogadores da posição, Edílson e Orejuela, estão machucados, abriram o caminho para que Jadson tivesse sua chance.
Outra novidade na equipe titular na derrota para o Coelho por 2 a 1 foi Marquinhos Gabriel, que estava no lugar de Pedro Rocha, que não participou da atividade. Essa pode ser a dúvida cruzeirense.
Até o primeiro dos dois encontros entre Cruzeiro e Atlético, há a possibilidade de mudanças por lesões, recuperação de atletas lesionados e até escolhas técnicas dos treinadores. Mas o fato é que a intertemporada está deixando mais transparente as intenções dos dois treinadores para o grande clássico do dia 11 de julho, no Gigante da Pampulha.
*Hugo Lobão, sob supervisão de Alexandre Simões