Heberth Halley
Repórter
Tem início neste sábado e encerra no dia 15 de maio a 97ª edição do campeonato mineiro da primeira divisão. Doze equipes entram na competição na briga pelo título: América Mineiro, América de Teófilo Otoni, Atlético, Caldense, Cruzeiro, Democrata de Governador Valadares, Funorte, Guarani de Divinópolis, Ipatinga, Tupi, Uberaba e Villa Nova.
As 12 equipes se enfrentam em turno único, sendo que as quatro melhores se classificam para as semifinais, que serão disputadas em jogos de ida e volta. Os vencedores disputam o título, também em dois jogos. As duas piores equipes da primeira fase serão rebaixadas para o módulo II do campeonato mineiro de 2012. As duas melhores equipes classificadas ao final da primeira fase terão o direito de escolher o mando de campo das semifinais.
AMÉRICA
De volta elite do futebol brasileiro, o time entra forte na briga pelo título. O Coelho quer voltar a ser campeão mineiro. Para isso, o time manteve a base com atletas importantes como Marcos Rocha, Micão, Dudu, Irênio, Fábio Júnior e Euller. Técnico Mauro Fernandes.
AMÉRICA-TO
O Dragão que se manteve na primeira divisão quer fazer uma boa campanha e sonha alto. O time contratou o goleiro experiente Fábio Noronha, além do volante Felipe Dias, o zagueiro Luiz Henrique, os atacante Jonathan Obina, Chrys e Rogélio Ávila. Técnico Gilmar Estevam.
ATLÉTICO
É o atual campeão e um dos grandes favoritos ao título deste ano. O time fez 10 contratações as principais delas são: Richarlyson, Mancini, Leonardo Silva, Jobson e Toró. A equipe ainda conta com jogadores como Diego Tardelli, Diego Souza, Serginho e Réver. Técnico Dorival Júnior.
CRUZEIRO
Com praticamente a base do ano passado, quando se sagrou vice-campeão brasileiro, o time é também um dos fortes candidatos ao título. Conta com atletas como Fábio, Fabrício, Henrique, Montillo e Wellington Paulista. Contratou pouco o nome mais expressivo é o de Leandro Guerreiro. Técnico Cuca.
CALDENSE
A equipe trouxe alguns jogadores experientes como o atacante Lúcio Bala e o goleiro Glaysson. E conta com atletas como Márcio Loyola, Maxsuel, Lê e Mirandinha. Técnico Paulo Cezar Catanoce.
DEMOCRATA
O time fez uma parceria com o Botafogo do Rio de Janeiro que cedeu os meias Jorge Luiz e Vander, além dos atacantes Laio, Leo Guerreiro e Fernandão. A Pantera ainda repatriou o atacante Amilton. A última vez que o time chegou á final do mineiro foi em 1991, quando foi vice-campeão. Técnico Anthony Santoro.
FUNORTE
O Formigão é o mais novo na elite do futebol mineiro. Em menos de quatro anos a equipe chegou à primeira divisão e espera fazer uma excelente campanha. Contratou diversos jogadores como os goleiros Rafael Barrios e Washington, os laterais Anderson Silveira e Stanley, o zagueiro Binho e Vinícius, o volante Luiz Henrique, os meias Dudu Pará, Pedrinho, Kleyr e Peter e os atacantes Elbinho, Uallison Mineiro e Dandão. Técnico Wagner Oliveira.
GUARANI
Com a conquista do módulo II em 2010, está de volta à elite do futebol mineiro. O time contratou o goleiro Fred, o lateral Carlos César, o zagueiro Ferreira e o meia Luiz Fernando. Técnico José Ângelo.
IPATINGA
O Tigre, que foi campeão em 2010, espera chega novamente à final. Contratou jogadores conhecidos do futebol mineiro como o meia Leo Medeiros e os atacantes Joãozinho e Daniel Morais. O time tem em seu plantel atletas como Luizinho, Marinho Donizete e Pedro Paulo. Técnico Gérson Evaristo.
TUPI
No ano passado, o Tupi chegou na semifinal e este ano espera chegar ainda mais longe. A equipe fez diversas contratações como: o goleiro Tiago Braga, os laterais Levi, Felipe Cordeiro, Vitor Hugo e Fabiano, o zagueiro Leonardo, os meias Claudinho Baiano, Renan, Edílson e Michel Curi, e os atacantes Evandro e Ramon. O time também manteve a base que disputou o brasileiro da série D. Técnico Leonardo Conde.
UBERABA
O Zebu é o atual bicampeão da Taça Minas Gerais e pelo título em 2010 garantiu vaga para disputar a Copa do Brasil. O time espera fazer bonito na competição estadual, contratou o experiente lateral direito Maurinho (ex-Cruzeiro, Santos e São Paulo). Conta ainda com Fernando, Rodrigo Paulista, Ewerton Maradona, Juninho Cearense e Marcinho. Técnico Márcio Birigui.
VILLA NOVA
Há 14 anos sem chegar à final do campeonato mineiro, o Villa Nova investiu alto para a disputa deste ano. Trouxe pela primeira na história um jogador estrangeiro, trata-se do meia Palermo. Contratou ainda o volante Jucemar, os goleiros Rafael Sanchez e Wagner, laterais Ranieri, Radar, Neylor, Dudu Araxá, Rodrigo Bóvio e Da Silva. Técnico Wilson Gotardo.