Por Nairlan Clayton Barbosa
Começa neste sábado (09), o Campeonato Gol de Cidadania, do projeto homônimo que beneficia crianças e adolescentes de 11 a 18 anos. O evento terá a duração de 30 dias com as partidas sendo disputadas entre dois polos.
Segundo Henrique Neto, organizador do torneio, as disputas ocorrerão entre alunos de diversos bairros de Montes Claros.
- Somente alunos do projeto participam de disputas entre si. Há uma grande interação e valorização daqueles que se destacam na competição principalmente pelo bom comportamento e boas notas – afirma Henrique
São 240 atletas participando do projeto Gol de Cidadania e das competições em 3 modalidades: Sub-11, Sub-13, sub-15 e sub-18.
Equipes sub 11: Alegria, Cidadania, Vencedor, Caridade, Amizade, Somos jovens, Felicidade, Família e Honra.
Equipes sub 13: Amizade, Liberdade, Honestidade, Humildade, Sem racismo e Respeito
Equipes Sub-15: Fé, União, Paz no esporte e Antidrogas
Equipes sub-18: Amigos Sem tabaco, Garra e Esperança
A Copa Gol de Cidadania ocorre a partir deste sábado, com abertura às 9h, na Praça do Maracanã.
- O Gol de Cidadania é um momento de interação das famílias atendidas pelos projetos da Fundação Gol de Letra com toda a comunidade do entorno. Sendo nossa contribuição para o exercício da cidadania para além do atendimento direto, propiciando que a partir das atividades e serviços propostos, os cidadãos possam refletir de forma prática sobre o direito à convivência familiar e comunitária, ao esporte e lazer, cultura saúde e assistência social, de uma forma descontraída e bastante produtiva para todos. É muito bom fazer parte de uma equipe que realiza esse projeto. Todos adoraram e foi um ótimo dia - comentou Cristiane Lima, mãe do pequeno Juan que participa da categoria sub-11.
O projeto ‘Gol de Cidadania’ ainda à formação do aluno como cidadão, conhecendo os seus direitos e deveres, e traz, em seu roteiro, visitas sociais aos alunos e pais, além de oficinas recreativas e educacionais, tais como: capoeira, teatro, futsal, informática, cinema e aulas de dança, todas elas com o intuito de fazer com que o aluno torne produtivo o seu tempo ocioso, e aprenda valores sociais.
Nas oficinas, são ofertadas palestras ‘antidrogas’ e vários outros temas, tais como: exploração sexual, igualdade racial, criminalidade, violência, política, cidadania, família. O intuito final é a formação de jovens líderes, com reais condições para um futuro de sucesso.
