
Montes Claros, Araguari, Poços de Caldas, Juiz de Fora e Santa Luzia foram escolhidas pela Federação Mineira de Basketball (FMB) para receber a primeira edição do CAMP, projeto voltado à identificação e ao aprimoramento de jovens talentos do basquete feminino em Minas Gerais.
Montes Claros será a primeira sede da programação, com atividades marcadas para o próximo sábado (29) e domingo (30). A iniciativa é direcionada a atletas da categoria sub-16, nascidas a partir de 2010, que apresentam potencial para integrar a preparação da Seleção Mineira Feminina que disputará o Campeonato Brasileiro da categoria, previsto para novembro.
Na cidade, o treinamento será realizado no Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves — a programação começa no sábado, das 8h às 20h, e continua no domingo, das 8h às 13h.
O projeto busca, além de revelar novos nomes para o basquete mineiro, aperfeiçoar fundamentos importantes para a formação das jogadoras. Durante os dois dias, serão trabalhados aspectos como técnica individual, coordenação motora, leitura de jogo, tomada de decisões e fundamentos defensivos, tanto individuais quanto coletivos.
A escolha de Montes Claros como uma das sedes também considera a influência da cidade na formação de atletas e sua posição estratégica para atender municípios da região. Jovens de localidades como Janaúba, Varzelândia, Brasília de Minas, Águas Formosas, Conceição do Mato Dentro, Pirapora e São Francisco, entre outras, poderão ser alcançados pela iniciativa.
O CAMP terá participação gratuita e limite de 25 atletas por sede. As interessadas devem realizar a inscrição com o auxílio de treinadores ou professores, por meio do formulário disponibilizado pela FMB, e anexar um atestado médico. Atletas de outros municípios poderão contar com alojamento no próprio Ginásio Tancredo Neves.
