
Um dos maiores vencedores do Campeonato Brasileiro nesta década, o Cruzeiro está perto de alcançar mais um grande feito na competição. Faltam apenas seis pontos para a Raposa chegar à marca dos mil pontos no torneio nacional desde o início da Era dos Pontos Corridos.
Um dos cinco clubes a disputar as 17 edições desde 2003, juntamente com Flamengo, São Paulo, Fluminense e Santos, o Cruzeiro somou 994 pontos em 629 jogos, com um aproveitamento de quase 53%.
A Raposa fica atrás apenas do São Paulo no quesito pontuação global e aproveitamento. O tricolor paulista foi o primeiro clube a bater a marca do milésimo ponto, na 12ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2018, quando venceu o Vitória por 3 a 0, como mandante. O aproveitamento do time do Morumbi é de 55% nos mesmos 629 jogos.
Como fará as duas próximas partidas no Mineirão, o Cruzeiro pode chegar aos mil pontos diante do seu torcedor. Para isso, o time de Mano Menezes precisará vencer o Ceará, amanhã, feriado do Dia do Trabalhador, às 19h15, e, também, o Goiás, no domingo, às 16h.
Caso tivesse vencido o Flamengo na estreia do Brasileirão, no último sábado, o milésimo ponto poderia acontecer diante da equipe cearense. Mas como o placar no Rio de Janeiro foi de 3 a 1 para os cariocas, a missão poderá ser concluída com sucesso no próximo domingo.
“Temos 37 rodadas para fazer a recuperação. Vamos tentar fazer a recuperação nessas 37. Acho que jogos grandes no Campeonato Brasileiro nós teremos muitos. Muito parecidos com esse, jogos difíceis fora de casa, depois vamos enfrentá-los na nossa casa, temos que devolver o resultado no returno. É assim, o Campeonato Brasileiro é duro, qualificado, difícil, e a gente tem que saber suportar todas as dificuldades”, disse Mano Menezes, o técnico mais longevo do futebol brasileiro atualmente, e que no mês de abril completou mil dias no comando azul.
CAMPANHAS
A melhor campanha celeste na “nova era” do Brasileirão aconteceu em 2003, na primeira edição. Naquele ano, o clube atingiu 100 pontos em 48 rodadas e foi o campeão.
A pior foi em 2011, quando a Raposa fez apenas 43 pontos em 38 rodadas e brigou contra o rebaixamento.
