Basquete Indyu dá mais um passo nos jogos escolares

Equipes do masculino e feminino venceram a etapa microrregional e vão disputar a fase regional, em Três Marias, no final de junho

Leonardo Queiroz
31/05/2022 às 10:34.
Atualizado em 31/05/2022 às 10:38
Equipes campeãs na fase microrregional dos Jogos Escolares, disputada em Brasília de Minas: basquete feminino módulo I e basquete masculino módulo II (fotos divulgação)

Equipes campeãs na fase microrregional dos Jogos Escolares, disputada em Brasília de Minas: basquete feminino módulo I e basquete masculino módulo II (fotos divulgação)

Atletas do basquete do Indyu garantiram vaga para a etapa regional dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg). As equipes de basquete módulo I feminino e basquete módulo II masculino venceram a fase microrregional da competição.

A etapa regional será realizada em 27 de junho, em Três Marias. O módulo I masculino, que também participou da fase microrregional, perdeu a final para a Escola Estadual Santana, de Brasília de Minas, e ficou como vice-campeão. 

As atletas/alunas campeãs do basquete módulo I feminino são as nascidas nos anos 2008, 2009 e 2010 com idade entre 12 e 14 anos. Os atletas/alunos campeões do basquete módulo II masculino são os nascidos nos anos 2005, 2006 e 2007 com idade entre 15 e 17 anos de idade.

“Realizamos a primeira meta, que é conciliar esporte e educação através da prática do basquete. E ainda carimbamos o passaporte para a etapa regional, em Três Marias”, destaca o técnico Rubem Ribeiro. 

“A inserção dos nossos alunos no Jemg 2022 e demais campeonatos promove uma interação e socialização entre eles, além de estimular e melhorar o rendimento escolar e revelar novos talentos. O colégio Indyu incentiva os alunos na prática de esporte, dando apoio e incentivo através de Treinamento Esportivo Específico de cada modalidade aos que se destacam no esporte e no rendimento escolar”, diz o técnico. 

Várias alunas que nunca praticaram o basquete foram reveladas no campeonato e hoje são atletas. Na fase microrregional, as jogadoras que fizeram mais cestas foram Marcela Alves e Maria Heloisa, com 16 pontos, Isabella Rocha, com 15 pontos, e Sofia Sales, com 2 pontos. 

Para o auxiliar técnico Edward Martins, “é fundamental fomentar a prática do esporte com fins educativos, pois além de possibilitar a identificação de talentos esportivos, contribui para o desenvolvimento integral do aluno como ser social, democrático e participante”.
 
PRÓXIMA ETAPA
Na etapa regional, participam os estudantes/atletas campeões das modalidades coletivas (basquete, futsal, handebol e voleibol) e os quatro primeiros colocados do xadrez na etapa microrregional, nos dois módulos e naipes, mais as escolas inscritas da cidade-sede.

A etapa regional vai ocorrer no período de 27 de junho a 3 de julho, em seis municípios-sede. A final do Jemg é a quarta etapa (estadual) e acontece em dois períodos após a etapa regional.

Nela disputam os campeões das seis regionais (modalidades coletivas, vôlei de praia e xadrez), incluindo as modalidades de atletismo, badminton, ciclismo, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, natação, taekwondo e tênis de mesa.

Nesta etapa também são realizadas as competições das modalidades paralímpicas: atletismo PCD, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô PCD, natação PCD, parabadminton, tênis de mesa PCD, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.

Os Jogos Escolares de Minas Gerais são uma competição esportiva que acontece entre as escolas públicas e particulares dos municípios de Minas Gerais. Esses jogos fazem parte do projeto Minas Esporte, do governo do Estado, e são realizados em parceria com a Secretaria de Estado de Educação.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por