Atlético: pior campanha de todos os tempos no Brasileirão

Jornal O Norte
30/08/2011 às 23:31.
Atualizado em 15/11/2021 às 06:04

O Galo fechou o turno do Campeonato Brasileiro deste ano como o clube que mais perdeu. São 12 derrotas, um número que impressiona. O futebol apresentado em campo é tão ruim que, em apenas 19 jogos, o time já tem um número de resultados negativos próximo do que atingiu em outras quatro campanhas completas da era dos pontos corridos.

A comparação que mais chama atenção é com 2003. O campeonato daquele ano era disputado por 24 clubes e, consequentemente, tinha 46 rodadas – atualmente são 38. A campanha total foi de apenas 12 derrotas, em turno e returno.

Em 2007, quando já não houve grande futebol e boas lembranças, foram apenas 13 derrotas no Brasileirão. Os anos de 2008 e 2009 reservaram 14 revés para o clube em toda a competição. Nos últimos três casos, o campeonato já era disputado com 20 clubes e 38 jogos.




MEDO DE CAIR É REAL


O discurso de que ainda falta um turno completo para ser disputado pode ser um pouco confortante, já que há tempo para reação. Contudo, o perigo de voltar para a Série B, após o vexame de 2005, é real.

Nos últimos anos, alguns clubes caíram com um número próximo de derrotas do que o Galo tem atualmente. Foi o caso do Vitória, no ano passado, com 14 revés. Com o mesmo número, foi rebaixado o Corinthians em 2007. Com 16 derrotas, Figueirense e Fortaleza foram para a Série B em 2008 e 2006, respectivamente.

No comando do Atlético há seis partidas, o técnico Cuca ainda não sentiu o gosto da vitória. São seis derrotas seguidas. Diante dessa situação, o treinador não escondeu a insatisfação com a falta de resultados.

- Estou muito descontente comigo mesmo em cima dos resultados. Por mais dura que seja a tabela, porque tivemos jogo lá em Curitiba, que é pedreira, contra o Corinthians, em casa, que é pedreira, fora com Botafogo, é pedreira, e clássico também é pedreira. Foram esses os quatro jogos do Brasileiro, tirando a Sul-Americana. Perdemos, jogamos alguns jogos bons, outros ruins. tacou que o Atlético ainda precisa de algumas contratações.

- Tínhamos um grupo inchado, tive que dar uma mexida e isso é ruim para o treinador. Ainda temos alguma carência. O Serginho joga na lateral direita por improviso. A gente tem essa necessidade. No nosso meio, a criação tem que existir, mas junto com a chegada na frente. E a gente tem que melhorar nisso. Se não descobrir dentro do elenco, também temos que ir atrás. Estamos atrasados em relação às outras equipes, que já estão prontas, mas é a nossa realidade.

O treinador lamentou também, o fato de ter chegado ao Atlético com o campeonato já está em andamento.

- A gente pega um trabalho em andamento, não é fácil. O ideal, para a gente que gosta de montar, é entrar no princípio, ter a montagem e a fazer como a gente imagina. Quando se entra no decorrer de um trabalho, você tem que trabalhar de acordo com o que você tem e não do que você pensa de futebol. E é assim que estamos fazendo.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por