Atletas de fim de semana em risco: O homem brasileiro, de modo geral, não tem a cultura de fazer check-up, correndo riscos ao praticar atividade física por falta de orientação

Jornal O Norte
16/06/2011 às 09:36.
Atualizado em 15/11/2021 às 17:30

BRUNO ALBERNAZ


Repórter

O sedentarismo é responsável pelo agravamento de males como a hipertensão arterial, diabetes, obesidade, aumento do colesterol e infarto do miocárdio. Além disso, é considerado o principal fator de risco para a morte súbita.

Com as facilidades da vida moderna o esforço físico torna-se menor, pois as funções que demandam esforço são substituídas pela automatização. Em conseqüência dessa modernidade, a falta de tempo para se exercitar faz com que as pessoas pratiquem algum esporte somente nos finais de semana ou esporadicamente.

De acordo com o professor de Educação Física, José Almeida, os atletas de fim de semana correm um sério perigo com essa prática. Para o professor, o risco de quem se exercita ocasionalmente é maior do que o de quem não desempenha nenhum exercício físico.

- Não recomendo uma prática semanal de atividades físicas sem nenhum controle, pois a maioria das pessoas não conhece suas condições e os limites que devem respeitar. A recomendação para quem tem esse costume é que procure praticar qualquer esporte da forma menos intensa possível – alerta.

O professor ainda fala dos riscos aos quais estão submetidas as pessoas que procuram um esporte de fim de semana sem ter passado antes por qualquer avaliação médica.

- O risco de morte súbita é muito alto, pois um atleta de fim de semana geralmente tenta alcançar a mesma performance que desempenham atletas profissionais, mas não param para pensar que os atletas de elite recebem cuidados e têm preparação para atingir um alto nível – observa José.

Para que o esportista amador consiga praticar seu exercício evitando ao máximo os riscos à saúde, o educador físico dá algumas dicas do que se deve fazer antes, e como se portar durante as atividades.

- O ideal é que a pessoa se alongue bem antes da prática de qualquer esporte. Para o caso do futebol, que é o esporte favorito dos esportistas de fim de semana, é importante que os atletas com histórico de sedentarismo procurem respeitar o tempo máximo de 30 minutos para a prática do esporte – orienta.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por