Logotipo O Norte
Quinta-Feira,25 de Setembro

Ateneu – 68 anos de história sem ter o que comemorar

Parte 3 - “Estádio João Rebelo”

Jornal O Norte
Publicado em 16/05/2015 às 02:39.Atualizado em 15/11/2021 às 16:26.

Nairlan Clayton Barbosa
Repórter

Convidamos o ex-presidente do Ateneu, José Rodrigues Campos, ou Zezé da Fuscampos, como é mais conhecido, para visitar as atuais instalações do Estádio João Rebelo, palco de apresentações mitológicas do time para seus fanáticos torcedores. Ele dirigiu o time entre os anos de 1994 e 1996. Durante sua gestão o Ateneu disputou o Campeonato Mineiro de Juniores e disputou a terceirona, conquistando a classificação para o Módulo II de 1997.

Ao adentrar nas instalações do Estádio João Rebelo, um misto de tristeza e admiração invadiu o ex-mandatário alvinegro. Com o rosto tomado pelo espanto, Zezé caminhava por cada pedaço do campo e se lamentava incessantemente. “Meu Deus, o que fizeram com isso aqui. De um amontoado de gente que transitava por todo este espaço, hoje só vemos mato e lixo espalhados e tomando conta de tudo. Que tristeza!”

Sentado no antigo setor de cadeiras cativas do João Rebelo, entre uma resposta e outra, Zezé da Fuscampos olhava para os lados, como que analisando e contemplando cada pedaço do Estádio, numa espécie de comparação entre o que foi feito e o que restou de tudo nos dias atuais. “Estou decepcionado. Até um transformador que instalei aqui para termos sempre Luz na hora das partidas foi retirado ou arrancado não sei por quem. Isso é um absurdo!” lamenta-se Zezé.

Junto aos apetrechos trazidos para a reportagem, ele guarda com carinho recortes de jornais onde durante o tempo em que dirigiu o time, realizava as comemorações de aniversário do clube. Indignado, reclama: “Foi o que restou de um clube que foi a expressão de Montes Claros durante mais de cinquenta anos reduzidos a isso! Estou profundamente contristado com essa situação”.

Parado entre o antigo salão de festas e o barracão derrubado ao solo, onde morou durante muitos anos a maior torcedora do Ateneu, Dona Albertina, seu Zezé revela não acreditar no retorno do clube. “Sinceramente, acho difícil. Muitos já disseram que retornariam com o time, que iriam fazer e acontecer e a gente não viu nada”, finaliza Campos.

Curiosidades: O Ateneu também possuiu uma sede campestre que foi comprada da Companhia Telefônica de Minas Gerais e inaugurada em 1976 na gestão do então Presidente Vinicius Gomes da Silva, o Tuca Porreta. O clube ficava na estrada que liga Montes Claros a Bocaiúva. O local possuía quadras e piscinas para o uso dos sócios. Segundo informações de uma das diretorias, mais de 5 mil pessoas frequentavam todo fim de semana as instalações do clube do Ateneu. Porém, a sede terminou ficando inutilizada e sem condições de uso até 1994, quando foi reformada pelo Presidente Zezé Campos, com a reabertura para os associados. De lá para cá, o local ficou completamente abandonado e não sofreu nenhum tipo de reforma.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por