Ascensão meteórica: em menos de quatro anos, Funorte chega à primeira divisão do campeonato mineiro e promete fazer sucesso

Jornal O Norte
17/01/2011 às 09:37.
Atualizado em 15/11/2021 às 17:20

Heberth Halley


Repórter


 


O dia 4 de maio de 2007 ficou marcado na história do futebol de Montes Claros e Minas Gerais, não só pela data de fundação do Funorte Esporte Clube, mas pela declaração do presidente de honra do clube, Ruy Muniz que disse naquele dia:







Funorte vai disputar a primeira divisão pela primeira vez

- Era um sonho e que virou realidade. Espero que este trabalho dê fruto e que o Funorte possa logo disputar o campeonato mineiro da primeira divisão, Copa do Brasil e campeonato brasileiro, assim como aconteceu com o Ipatinga, que, em poucos anos, foi campeão mineiro e disputou a Copa do Brasil e brasileiro – disse.





Em pouco tempo, o trabalho do Funorte tem dado frutos e conquistas. A equipe tem feito história no futebol de Minas Gerais e do Brasil. O time de Montes Claros, em menos de quatro anos, conseguiu chegar à primeira divisão do futebol mineiro, fato raro nos clubes de Minas Gerais.





Mas, para chegar até aqui, o time batalhou muito, através da diretoria, comissão técnica, atletas e funcionários, que não mediram esforços para que o Funorte chegasse à primeira divisão.








TRAJETÓRIA





Antes de se tornar uma equipe profissional, o Funorte, era um time universitário. Em 2003, o time do Funorte disputou o campeonato amador de Montes Claros. Em 2004, o grupo Soebras/Funorte foi o principal investidor e incentivador dos Jimis – Jogos do interior de Minas, sendo que a equipe de futebol de campo sub-17 sagrou-se campeã com mais de 100 cidades disputando a competição.





Em seguida, vieram os títulos dos Jogos universitários de Montes Claros, o time foi tetracampeão na modalidade de futebol, em 2003, 2004, 2005 e 2006. Logo depois, a equipe do Funorte disputou os Jum’s – Jogos universitários mineiros em 2006, em Divinópolis e ficou com o vice-campeão mineiro. Em 2007, a equipe disputou novamente os Jum’s em Moc e terminou a competição em terceiro lugar.





No mês de maio, o time se filia a FMF – Federação mineira de futebol e no segundo semestre disputa o campeonato mineiro da segunda divisão. O time não se classifica para o hexagonal. No ano seguinte, o time se reforça e sagra-se campeão da segunda divisão e garante o acesso ao módulo II da primeira divisão. Em 2009, o Funorte fica a um ponto de conseguir o acesso para a elite do futebol mineiro. Em 2010, com irregularidade do jogador do Mamoré, o Funorte sobe para primeira divisão do campeonato mineiro.








CATEGORIAS DE BASE





Nesses quase quatro anos, as categorias de base do Funorte fizeram um excelente trabalho, tanto fazendo bons campeonatos como revelando atletas para o time profissional. O time júnior foi bicampeão mineiro do interior em 2008 e 2009, e foi a única equipe na história de Montes Claros, a disputar por duas vezes a Copa São Paulo de júnior e em 2009 foi campeão amador de júnior. No mesmo ano, a equipe juvenil foi vice-campeã da copa Internacional de Macaé. E o time infanto-juvenil foi campeão da copa Minas Brasil de Montes Claros e o time infantil campeão da copa Toninho Rebello.








REVELAÇÃO





Ao longo desses anos, o Formigão, revelou atletas como: o goleiro Douglas, os zagueiros Anderson, Martinez, Kadu e Marcus Vinícius, os laterais Fabricinho e Fayllon, os volantes Diogo, Nenê, Daniel, Bob, o meia Rômulo e os atacantes Tiago Pit Bull, Ualisson Mineiro e Rafael Felipe, dentre tantos outros.     








ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO





De acordo com o diretor executivo Cristiano Júnior, esse sucesso se deve ao trabalho e planejamento feito.





- Esse sucesso fortalece o trabalho realizado pelo clube-empresa que é o Funorte. A empresa, desde sua fundação, sempre nos deu respaldo para que o trabalho fosse realizado da melhor forma possível e que assim pudéssemos chegar tão rápido à primeira divisão do campeonato mineiro – diz Cristiano Júnior.       





O diretor salientou que a diretoria do Funorte entendia que um dos caminhos para chegar à primeira divisão era fortalecer a estrutura do clube, já que teve outros exemplos de clubes que não conseguiam seguir em frente devido à falta de estrutura.





- Fortalecemos a nossa estrutura. Montamos um centro de treinamento. Temos um excelente departamento médico, fisioterapeutas, fisiologistas, preparadores físicos e nutricionistas. Temos sala de musculação, piscina e alojamentos – disse.





O diretor Cristiano Júnior frisou que o trabalho não tem sido fácil. Disse que a diretoria tem trabalhado incansavelmente para fazer um time vencedor. Tem corrido muito em busca de parcerias e patrocinadores para que possam contribuir com o Funorte nessa caminhada que está apenas começando. E que muitas histórias ainda virão por aí. 





- Nosso objetivo é fazer um bom campeonato e claro permanecer na primeira divisão. Montamos um time aguerrido e competitivo e que dará trabalho no campeonato da primeira divisão. Vamos ouvir muito falar do Funorte – finalizou.


 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por