AME/Funorte, equipe novata de futsal, é destaque no Estadual

Com apenas seis meses de existência, time montes-clarense chega à semifinal do campeonato que reúne os quatro melhores de Minas

Leonardo Queiroz
Publicado em 25/02/2022 às 11:18.
AME/Funorte, equipe novata de futsal, é destaque no Estadual (divulgação)

AME/Funorte, equipe novata de futsal, é destaque no Estadual (divulgação)

Com apenas seis meses de existência, o time de futsal Sub-13 AME/Funorte chega à semifinal do Campeonato Estadual e, por pouco, fica de fora da Taça Brasil de Clubes.

O campeão do torneio garante uma vaga na competição nacional, mas a equipe montes-clarense foi desclassificada na semifinal, quando entrou em quadra com desfalque de cinco jogadores. A falta dos atletas reduziu o rendimento do time. 

Ao todo são três competições na Federação Mineira: o Campeonato do Interior, o Campeonato Metropolitano – disputado pelas equipes de Belo Horizonte – e os quatro melhores desses dois campeonatos disputam o Estadual.

O Ame Funorte foi vice-campeão do Interior, ganhando sete dos oito jogos que disputou, chegando à semifinal do Estadual. 

“Foi um excelente trabalho realizado em apenas seis meses com o time. Fomos vice-campeões do Interior e disputamos a semifinal do Estadual, um projeto bacana da Associação Montes-clarense de Esporte (AME), juntamente com a Funorte e com apoio da AABB, por meio do presidente Silvano Tolentino, que nos deu todo suporte, além de ceder o ginásio para que pudéssemos estar dentro do evento”, comemora o presidente técnico do time, Geraldo Durães (Gezinho).

Ele afirma que a equipe terá que definir, até março, se vai continuar jogando nos campeonatos da federação. “Mas, para isso, precisamos de apoio de empresários e também do município, que mantém os espaços públicos fechados”, explica Gezinho.

DIFICULDADES
O treinador João Batista (Tista) ressalta que foram muitas dificuldades vencidas para chegar até a semi-final. “O engajamento dos pais e dos atletas foi de extrema importância para chegarmos até aqui. Todos acreditaram no nosso trabalho, o que foi importante para que fizéssemos que tudo acontecesse. Tivemos reuniões com o prefeito Humberto Souto e com o secretário de Esportes, Marcelo Nagem. Eles deixaram bem claro a falta de recurso e a existência de outras prioridades no município que não seria o esporte nesse momento de pandemia. Infelizmente, as coisas não andaram”, diz o treinador.

Para ele, a valorização do esporte precisa ser revista pelo município e por empresas que são potenciais patrocinadores. 

“Esporte é educação, é lazer, tira meninos das ruas e reduz a vulnerabilidade pela quais muitos passam. Mas não são todos que veem o esporte dessa forma na nossa cidade”, lamenta João Batista.

Conheça a equipe
Atletas participantes: 

Ítalo, Rafael, Gabriel, Caio, Miguel, Piero,
João Eitor, Samuel, Davi, Gustavo, Wanderson, Daniel, Jefinho, Matheus, Danton, João Falcão, Yan, Pedro Jabbur, Dieguinho
 
Treinador: João Batista S. Neto (Tista)
Apoio: Diretoria da AABB/MOC
Local de Treino: AABB - Montes Claros

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por