Jovens atletas de projeto montes-clarense viajam para intercâmbio nas categorias de base do Sporting Clube Portugual, que revelou o craque Cristiano Ronaldo para o mundo
Quatro adolescentes da cidade, entre 11 e 15 anos, sendo um deles aluno da Escolinha de Futebol da Universidade Estadual de Montes Claros, vão atravessar o Oceano Atlântico no próximo dia 15 para mostrar tudo o que sabem do futebol brasileiro. Durante duas semanas, o grupo fará parte de um projeto de intercâmbio com o Sporting Clube Portugal (SCP), uma das três mais tradicionais equipes daquele país e que tem sede na capital Lisboa.
João Victor Souza Cru, 15, meia esquerda da escolinha da Unimontes e Pedro Paulo Oliveira Gomes, 14, que treina como lateral direito estão de malas prontas para além mar de trás dos Montes.
A iniciativa de levá-los ao “Velho Mundo”, com o aval e total incentivo dos pais, é do professor da Unimontes e um dos coordenadores da Escolinha, Alexandre Caribé, e do empresário Luiz de Oliveira Filho (“Luiz Gatinha”), que também mantém um projeto semelhante de formação de atletas na cidade (Ibi Soccer 100). “Neste projeto que iniciamos na Unimontes, já fazemos o trabalho de criar oportunidades e inserir as crianças e adolescentes no esporte. A partir de agora, chegamos ao consenso de que podemos investir mais no quesito profissionalismo e aprender mais com os clubes tradicionais”, esclarece Alexandre Caribé, que foi intercambista em Portugal quando acadêmico do curso de Educação Física da Unimontes. E como profissional, morou naquele país por dois anos.
Em Portugal, além dos trabalhos com fundamento, haverá jogos-treinos para as categorias sub-11, sub-13, sub-14 e sub16. Pedro Paulo e João Victor já organizaram a viagem à Europa, a começar pela regularização dos documentos. Os atletas acreditam que a saída do Brasil será marcante. “Não deixa de ser uma experiência muito rica. Lá é outra realidade e o clube tem muita visibilidade”, afirmam os garotos.
O Sporting Clube Portugal foi o clube que revelou o craque português Cristiano Ronaldo, que defende o Real Madrid, e foi três vezes considerado o melhor jogador do mundo com o prêmio Bola de Ouro. A expectativa é que a comitiva retorne da Europa ao final do mês.